Oficinas de exploração artística
4 — 29 julho 2022

As oficinas do período de verão acontecem este ano em parceria entre o Centro de Arte Oliva e a Viarco.

Jovens entre os 7 e os 12 anos, os 13 e os 18 anos poderão inscrever-se.

Orientadas por artistas, as oficinas serão dedicadas ao desenho, que será transversal a todas as semanas, à banda desenhada, ao cinema de animação, pintura, às relações entre voz e desenho, escrita e desenho, entre outras formas.
Serão momentos de experimentação de materiais e técnicas, de escuta e conversa num lugar propício para descobrir novas formas de fazer, brincar e inventar.

Acontecem nas instalações da Viarco, em contacto com a indústria e a matéria prima que potencia a nossa imaginação. Acontecem também nas galerias do Centro de Arte Oliva, onde convivemos com objetos curiosos e com um edifício-máquina de memória industrial. Para além destes dois lugares, fazemos uma visita ao Planetário do Porto e outras saídas pela cidade de S. João da Madeira.

Se tem questões por favor contacte-nos para conversarmos.

Onde: Centro de Arte Oliva e Viarco
Para quem: jovens entre 7 e os 12 anos e os 13 e os 18 anos
Quando:
1ª semana (inscrições esgotadas) – 4 a 8 de julho [monstros e personagens]
Banda desenhada, escrita criativa, encadernação
com Sofia Neto, Sandra Barros, Ana Maçã

2ª semana – 11 a 15 de julho [micro escala e o universo]
Modelação, cenografia, visita ao planetário do Porto*
Sofia Santos, Cristina Camargo
*sujeito a confirmação mediante número de inscrições

3ª semana – 18 a 22 de julho [entre palavras e sons]
Desenho e música, poesia experimental
Teresa Arêde

4ª semana –  25 a 29 de julho [entre as sombras e a luz]
Cinema de animação, desenho, cor/pintura
com Sérgio Fernandes, Mafalda Salgueiro, Miguel Almeida

Orientação: artistas/mediadores de diferentes linguagens artísticas
Inscrições: mínimo de 6 e máximo de 15 elementos por grupo
Horário: seg. a sex. das 14h00 às 18h00
Valor: 60€* por semana (cada participante)

*Desconto de 20% na inscrição nas quatro semanas
*Desconto de 25% na inscrição de irmãos (em cada um dos participantes)
(Os descontos não são acumuláveis.)

INSCRIÇÕES AQUI

Para mais informações contactar o Centro de Arte Oliva:
+351 256 004 190 | olivaservicoeducativo@gmail.com

Biografias

1ª SEMANA

Sandra Barros (Porto)
Licenciou-se em Estudos Teatrais — Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE). Ao longo do seu percurso profissional desenvolveu trabalho em diferentes áreas teatrais – interpretação, encenação, dramaturgia e produção. Foi docente do curso de Teatro da ESMAE entre 2006 e 2012 e professora de teatro de 2º ciclo.
Integrou a equipa do Serviço Educativo d’A Oficina entre 2012 e 2018. Desenvolveu diferentes formações teatrais para públicos distintos – crianças, jovens e adultos. Desde 2018 tem desenvolvido diferentes projetos de cruzamento artístico e apresentado leituras encenadas dirigidas a crianças e jovens.
Prefere o trabalho em equipa mas fica bem sozinha. É mãe de duas crianças pequenas, informação relevante já que a maternidade é um trabalho permanente de mediação. Conduz veículos com mais de três rodas e até 7 lugares. Ainda que ligada sobretudo às artes performativas, gosta pouco de falar sobre si.

Sofia Neto (1989, S. João da Madeira)
Investigadora em Ilustração na ARU/Cambridge School of Art, tem um Mestrado em Banda Desenhada pela EESI em Angoulême e licenciou-se em Artes Plásticas – Multimédia pela FBAUP. Orienta aulas de desenho no Clube de Desenho no Porto. Orienta Formações na FBAUP e orientou várias unidades curriculares da Licenciatura em Ilustração e Banda Desenhada na ESAG. Deu aulas no Centro de Arte de S. João da Madeira e foi elemento do Projecto Educativo do Centro de Arte Oliva. Fez parte da Comissão Organizadora do Encontro Internacional de Ilustração de S. João da Madeira e do Júri do Concurso de Ilustração. Recebeu a Bolsa de Criação Literária da DGLAB em 2020 e beneficia da Bolsa de Investigação FCT desde 2020.

2014, QCDA#2000, Chili Com Carne / 2015, Malmö Kebab Party, Chili Com Carne e Ruru Comix/ 2019, Ditirambos: Êxtase/ 2021, Ditirambos: Abismo/ 2021, Querosene, Chili Com Carne/ 2022, Ditirambos: Fauna/ 2015, Down Below, MF/ 2016, Eco, MF/ 2017, Bizarras – Colecção Toupeira, Bedeteca de Beja/ 2017, Os Melhores Contos de Edgar Allan Poe, Saída de Emergência/  2018, Cicatriz, Polvo Editora/ 2019, Carmen Miranda: Eu Fiz Tudo Pra Você Gostar de Mim – Grandes Vidas Portuguesas, escrito por Tito Couto, Pato Lógico/Imprensa Nacional.

Ana Maçã (1994, S. João da Madeira)
Licenciada em Artes Plásticas na ESAD.CR, descobriu que era mais apaixonada por livros do que galerias e decidiu frequentar o Mestrado de Design Gráfico e Projectos Editoriais na FBAUP. Dedicou-se à ilustração, narrativa gráfica como também a auto-publicações. Ao criar o seu próprio portfólio online do zero descobriu o seu fascínio por criar páginas web, ao qual neste momento trabalha para ajudar outros ilustradores como ela.

2ª SEMANA

Cristina Camargo (Lisboa, 1953)
Frequentou Arquitetura (ESBAP), licenciou-se em Artes Plásticas – Pintura (ESBAP) e em Design Industrial (ESAD). Trabalha como artista educadora desde 1992 numa perspectiva de desenvolver estratégias de intervenção e reflexão através da criatividade, ligando o pensamento à ação. Desenvolve projetos criativos com públicos diversificados como escolas, de todos os graus de ensino, hospitais, incluindo o Hospital Magalhães Lemos, Museu de Serralves, Museu do Douro, Portugal dos Pequenitos, Museu do FC Porto, Câmaras Municipais e IPSS.

Funda em 2009 o espaço BOA – Bombarda Oficinas de Artes, e coordena os projetos educativos aí desenvolvidos desde então.
Tem ainda prestado serviços de consultoria a várias instituições para o desenvolvimento dos seus programas educativos: Projetos Educativos do Museu da Cidade – 2020-21, Serviço Educativo do Portugal dos Pequenitos – 2017-20, Serviço Educativo do Museu FC Porto – 2017-18, e para programas educativos específicos no Museu do Douro desde 2006.

Sofia Santos (Porto, 1985)
Artista plástica e arte-educadora, licenciou-se em Artes Plásticas – Pintura (FBAUP), foi bolseira na Academia di Belli Arti di Brera, em Milão, e concluiu mestrado em Arte e Design para o Espaço Público (FBAUP). O seu contínuo interesse pela imagem leva-a a desenvolver mais recentemente estudos em Cinema e Fotografia Documental, (ESMAD, IPP).
Tem uma ampla experiência de trabalho com departamentos educativos de diferentes instituições culturais como a Fundação de Serralves, Museu de Arte Contemporânea, Centro Internacional de Arte José de Guimarães, Museu da Cidade, Fundação Bissaya Barreto — Portugal dos Pequenitos, Museu FC Porto, concebendo colaborações de consultoria em projetos educativos, workshops, e programas de formação para todo o tipo de públicos. Desde 2016 mantém uma relação de parceria no desenvolvimento dos programas educativos da empresa BOA – Bombarda Oficinas de Arte, e colabora atualmente com o projeto educativo do Centro de Arte Oliva.

3ª SEMANA

Teresa Arêde (Viseu, 1991)
Estudou música no Conservatório de Música de Viseu.
Posteriormente licenciou-se em Artes Plásticas – Multimédia, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, simultaneamente aos seus estudos musicais em canto lírico no Conservatório de Música do Porto. Já em Londres estudou canto lírico na Guildhall School of Music and Drama e completou um Mestrado em Artes Plásticas no Royal College of Art. Preocupa-se em aliar à sua prática artística elementos dos seus estudos musicais.
Do seu percurso artístico destacam-se a exposição individual Boca de Cena (2021), no espaço DENTRO, Porto; a participação com o colectivo Curbes no projecto Moving Borders (2021) do teatro Rivoli; a criação sonora para a exposição O Relato (2021), de Fernando José Pereira, para o espaço Espregueira Mendes; a exposição colectiva London Grads Now (2020), na Saatchi Gallery, Londres e a exposição virtual Tomorrow: London (2020) no White Cube Gallery, para a qual foi selecionada.

4ª SEMANA

Sérgio Fernandes (1985)
Licenciado em Artes Visuais pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Lisboa (2008) e pós-graduado em Artes Visuais/Poéticas Visuais pela Escola de Artes e Comunicação da Universidade de São Paulo (2012). Em 2016 esteve em residência artística no espaço PIVÔ Arte e Pesquisa, em S. Paulo.  A sua pesquisa artística baseia-se na relação direta entre luz e cor e de como essa relação é transposta para a pintura. Trabalha principalmente em pinturas a óleo de grandes dimensões. Os trabalhos em guache sobre papel apresentam um lado mais íntimo da pesquisa pictórica. Exposições individuais (seleção): “Inside Here there are no stars”, Kubikgallery, Porto (2019); “Um Blue”, Centro de Arte de Ponte de Sôr (2018), “Solitude”, Kubikgallery, Porto (2016); “Things Behind Somewhere”, Espaço Cultural Mercês, Lisboa (2014); “O Homem Impulsivo”, Orfeu Bookshop, Bruxelas (2009).

Mafalda Salgueiro
Nascida no Alentejo, Mafalda Salgueiro é Mestre em Arquitectura pela Universidade do Porto. O seu trabalho explora práticas sociais no espaço transdisciplinar do desenho, animação e documentário numa abordagem tão criativa quanto etnográfica. A par dos seus trabalhos visuais é autora de artigos de carácter antropológico e cofundadora da alento.online, onde recolhe e desenha estórias em torno da comida.
Comezainas é a sua primeira curta-metragem de animação documental –  financiada pelo ICA e com estreia nacional no IndieLisboa 2022.

Miguel Almeida (1994, Oliveira de Azeméis)
Licenciado em Artes Plásticas – Multimédia pela Faculdade de Belas Artes do Porto. Em 2020 conclui um mestrado em Comunicação Audiovisual pela Escola Superior de Media Artes e Design, em Vila do Conde. Trabalhou na área do cinema, tendo participado em diversos projetos cinematográficos como realizador, editor e assistente de imagem. Atualmente, é membro de um coletivo de artistas que gere uma galeria de arte no Porto (Galeria do Sol) onde se desenvolve e apresentam projetos das mais diversas áreas artísticas. Paralelamente, trabalha como monitor no serviço educativo do Centro de Arte Oliva em São João da Madeira.