Julho 2025

4ª edição das oficinas de exploração artística entre o Centro de Arte Oliva e a Viarco.

Oficinas de vocação onde se trabalham as potencialidades que os processos criativos, o jogo e o brincar têm na forma como percecionamos a vida.

Sofia Neto e Inês Amaral juntam-se à equipa de Mediação e Participação do CAO, o Daniel Costa, a Joana Ribeiro, a Mariana Rocha e o Miguel Almeida.

1ª SEMANA

com Sofia Neto e Daniel Costa

2ª SEMANA

 

CORTA-E-COSE
Ideias para bandeiras
com Miguel Almeida e Joana Ribeiro

 

PALAVRAS-CHAVE design, costura, símbolos

 

Nesta oficina vamos inventar bandeiras.
Experimentar combinações de cores e formas a partir de exercícios de desenho. Conhecer significados e simbologias das cores em diferentes contextos culturais.
Da ideia nasce um esboço e do desenho passamos para o tecido – cortamos as formas e cores ideais que compõem a nossa bandeira.
Na máquina de costura os retalhos unem-se.
Estamos prontos para ir lá fora manifestar as nossas bandeiras.

3ª SEMANA

 

LUGARES FLUTUANTES
Arquitectura e imaginação
com Daniel Costa e Inês Amaral

 

PALAVRAS-CHAVE desenho, construção, arquitetura

 

Durante esta semana vamos projectar e conceber modelos arquitectónicos seguindo os passos da imaginação, onde, é sabido, andamos de cabeça para baixo. Vamos trabalhar processos criativos com desenho e peças modulares, tendo em vista a construção de maquetes de lugares imaginários. Ao longo da semana vamos experimentar múltiplas abordagens à ideia de espaço e ficcionar as suas formas e funções.

4ª SEMANA

 

CONSTRUSOM
Composição musical e construção de instrumentos
com Mariana Rocha e Joana Ribeiro

 

PALAVRAS-CHAVE ritmo; música; construção

 

O que precisamos para fazer música? Instrumentos? Um estúdio? Uma banda?

Ao longo desta semana, vamos descobrir que qualquer um de nós pode fazer música, basta boa disposição. Vamos juntar as peças necessárias para quase lançarmos a nossa carreira musical. Construir os nossos instrumentos, compor a nossa linguagem musical, definir as nossas regras para que no fim da semana possamos desfrutar e partilhar o que construímos.

ARTISTAS

Daniel Costa Mestre em Práticas Artísticas Contemporâneas pela FBAUP, coordeno o serviço educativo do Centro de Arte Oliva e sou membro do Clube de Desenho do Porto, onde dei aulas de iniciação ao desenho e técnicas de aguarela. Profissional de passatempos com ou sem programa, comentador de objectos e paisagens, entomólogo amador, caminhante assíduo, outros, leitor com dieta, joguei basquetebol federado, adepto do estranhamento e das variações de percepção, alguma coisa há-de ter mudado entretanto, consigo desenhar sem intenção.

Joana Ribeiro Licenciada em Artes  Plásticas – Multimédia pela Faculdade de Belas  Artes da Universidade do Porto em 2017. Membro  do colectivo Artristas e do colectivo Rua do Sol. Participa, com trabalhos individuais ou coletivos, em exposições e outros eventos culturais. Muitas vezes, estes têm uma relação com a comida e com outros hábitos essenciais à vida, recorrendo a múltiplos meios. Tem particular interesse em processos artesanais e na exploração de diversos materiais. Actualmente faz parte da  equipa do projeto educativo do Centro de Arte Oliva.

Mariana Rocha Licenciada em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e Mestre em Som e Imagem pela Universidade Católica Portuguesa. Participou no projeto HAC4CG – Heritage, Art, Creation for Climate Change no CITAR. O seu trabalho inclui criação sonora, música experimental e ambient. Investiga paisagens sonoras com recolhas in loco, destacando o ouvir como ato individual e coletivo, explorando a relação entre nós e o mundo. Participa também na relação e mediação de públicos, recentemente no Centro de Arte Oliva.

Miguel Almeida Licenciado em Artes Plásticas – Multimédia pela Faculdade de Belas Artes do Porto. Em 2020 conclui um mestrado em Comunicação Audiovisual pela Escola Superior de Media Artes e Design, em Vila do Conde. Trabalhou na área do cinema, tendo participado em diversos projetos cinematográficos como realizador, editor e assistente de imagem. Atualmente, é membro de um coletivo de artistas que gere uma galeria de arte no Porto (Galeria do Sol) onde se desenvolve e apresentam projetos das mais diversas áreas artísticas. Paralelamente, trabalha como monitor no serviço educativo do Centro de Arte Oliva em São João da Madeira.