Julho 2025
4ª edição das oficinas de exploração artística entre o Centro de Arte Oliva e a Viarco.
Oficinas de vocação onde se trabalham as potencialidades que os processos criativos, o jogo e o brincar têm no dia-a-dia e nos lugares que habitamos. Durante estas semanas partilhamos o saber fazer, fazemos saber e descobrimos outras formas de resolver, reparar e conhecer. Ao longo de cada semana atravessamos processos criativos com o objetivo de concretizar ideias. São momentos de convívio com pessoas que dedicam os seus dias à invenção e à criação.
Sofia Neto e Inês Amaral juntam-se nesta edição à equipa de Mediação e Participação do CAO, o Daniel Costa, a Joana Ribeiro, a Mariana Rocha e o Miguel Almeida.
Abaixo encontram toda a informação acerca das semanas, dos artistas que vão orientar as sessões, condições de participação e inscrições.
Se tens dúvidas vê fotografias das edições anteriores AQUI.
Em caso de dúvida ou curiosidade contactar o Centro de Arte Oliva:
+351 256 004 190 | danielcosta@cm-sjm.pt
Lotação: mínimo de 6 e máximo de 12 elementos por semana
Idades: dos 9 aos 18 anos
Horário: seg. a sex. das 14h00 às 17h30
Inscrição: AQUI
€60,00*/semana, materiais e seguro incluídos
*aplicam-se descontos (informação AQUI)
1ª SEMANA (LOTADA)
30 de junho a 4 de julho
DE UM LÁPIS PARA OUTRO
Desenho de jogos
com Sofia Neto e Daniel Costa
PALAVRAS-CHAVE ilustração, revista, desenho
Nesta oficina vamos ser autores de jogos desenhados, para reunir numa revista de jogos no final da semana. Em cada sessão vamos partir de um lugar, situação ou personagem, que nos vão guiar no desenho de diferentes desafios para outros resolverem. Vamos perceber como podem ser pensados, por exemplo, um labirinto ou um desenho incompleto, ancorados numa narrativa, que tenham significado e que desafiem o jogador.
2ª SEMANA (LOTADA)
7 a 11 de julho
CORTA-E-COSE
Ideias para bandeiras
com Miguel Almeida e Joana Ribeiro
PALAVRAS-CHAVE design, costura, símbolos
Nesta oficina vamos inventar bandeiras.
Experimentar combinações de cores e formas a partir de exercícios de desenho. Conhecer significados e simbologias das cores em diferentes contextos culturais.
Da ideia nasce um esboço e do desenho passamos para o tecido – cortamos as formas e cores ideais que compõem a nossa bandeira.
Na máquina de costura os retalhos unem-se.
Estamos prontos para ir lá fora manifestar as nossas bandeiras.
3ª SEMANA (CANCELADA)
14 a 18 de julho
LUGARES FLUTUANTES
Arquitectura e imaginação
com Daniel Costa e Inês Amaral
PALAVRAS-CHAVE desenho, construção, arquitetura
Durante esta semana vamos projectar e conceber modelos arquitectónicos seguindo os passos da imaginação, onde, é sabido, andamos de cabeça para baixo. Vamos trabalhar processos criativos com desenho e peças modulares, tendo em vista a construção de maquetes de lugares imaginários. Ao longo da semana vamos experimentar múltiplas abordagens à ideia de espaço e ficcionar as suas formas e funções.
4ª SEMANA
21 a 25 de julho
CONSTRUSOM
Composição musical e construção de instrumentos
com Mariana Rocha e Joana Ribeiro
PALAVRAS-CHAVE ritmo; música; construção
O que precisamos para fazer música? Instrumentos? Um estúdio? Uma banda?
Ao longo desta semana, vamos descobrir que qualquer um de nós pode fazer música, basta boa disposição. Vamos juntar as peças necessárias para quase lançarmos a nossa carreira musical. Construir os nossos instrumentos, compor a nossa linguagem musical, definir as nossas regras para que no fim da semana possamos desfrutar e partilhar o que construímos.
ARTISTAS
Daniel Costa Mestre em Práticas Artísticas Contemporâneas pela FBAUP, coordeno o projeto de mediação e participação do Centro de Arte Oliva, sou professor do Clube de Desenho do Porto e coedito livros na Álea. Profissional de passatempos com ou sem programa, comentador de objectos e paisagens, entomólogo amador, caminhante assíduo, outros, leitor com dieta, joguei basquetebol federado, adepto do estranhamento e das variações de percepção, alguma coisa há-de ter mudado entretanto, consigo desenhar sem intenção.
Inês Amaral Estudante de Arquitectura pela Universidade da Beira-Interior. Participou na 1ª edição do grupo Visita 0 e no projeto A Casa, ambos no Centro de Arte Oliva em S. João da Madeira. Gosto de compreender e absorver referências, muitas da cultura Pop de qualquer geração. Também gosto de desenhar o que vejo, e o que não vejo e de conhecer pessoas novas (e as músicas que elas ouvem). Conhecer espaços e entender como são usados, é, para mim, algo extremamente fascinante.
Joana Ribeiro Licenciada em Artes Plásticas – Multimédia pela FBAUP em 2017. Membro do colectivo Artristas e do colectivo Rua do Sol. Participa, com trabalhos individuais ou coletivos, em exposições e outros eventos culturais. Muitas vezes, estes têm uma relação com a comida e com outros hábitos essenciais à vida, recorrendo a múltiplos meios. Tem particular interesse em processos artesanais e na exploração de diversos materiais. Actualmente faz parte da equipa do projeto educativo do Centro de Arte Oliva.
Mariana Rocha Licenciada em Artes Plásticas – Multimédia pela FBAUP e Mestre em Som e Imagem pela Universidade Católica Portuguesa. O seu trabalho inclui criação sonora, musical e têxtil, assim como um interesse e curiosidade pelo que nos faz criar relações com o mundo. Investiga paisagens sonoras, o ouvir como ato individual e coletivo, explorando a relação entre nós e o mundo, assim como práticas culturais intrínsecas ao ser humano. Participa ativamente desde 2019 na mediação e participação de públicos, atualmente no Centro de Arte Oliva.
Miguel Almeida Licenciado em Artes Plásticas – Multimédia pela FBAUP e mestre em Comunicação Audiovisual pela ESMAD do Instituto Politécnico do Porto. Trabalhou em restauração, na área do cinema e atualmente trabalha na equipa de mediação e participação de públicos do Centro de Arte Oliva em São João da Madeira. É membro do coletivo e associação cultural Rua do Sol, no Porto, onde participa na criação de exposições, encontros, conversas e outros momentos.
Sofia Neto Doutora em Ilustração de Revistas para a Infância pela ARU/Cambridge School of Art. Mestre em Banda Desenhada pela EESI/Université de Poitiers em Angoulême. Licenciada em Artes Plásticas – Multimédia pela FBAUP. É professora do Clube de Desenho no Porto e no Centro de Arte de S. João da Madeira desde 2015. Orienta Formações de Banda Desenhada, Narrativa Gráfica e Desenvolvimento de Personagens na FBAUP desde 2015. Orientou unidades curriculares na ESAP, na ESAG, na Universidade de Aveiro e no IPCA. Tem vários livros de banda desenhada publicados, participa em antologias de banda desenhada e ilustração desde 2014, e ilustra em 2019 o livro Eu Fiz Tudo Pra Você Gostar de Mim – Carmen Miranda, com texto de Tito Couto.