2022

Onde: Centro de Arte Oliva e Viarco
Para quem: jovens entre 7 e os 12 anos e os 13 e os 18 anos
Quando:
1ª semana (inscrições esgotadas) – 4 a 8 de julho [monstros e personagens]
Banda desenhada, escrita criativa, encadernação
com Sofia Neto, Sandra Barros, Ana Maçã

2ª semana – 11 a 15 de julho [micro escala e o universo]
Desenho e modelação de barro, lugares imaginários, cenografia
Sofia Santos, Cristina Camargo

4ª semana –  25 a 29 de julho [entre as sombras e a luz]
Cinema de animação, desenho, cor/pintura
com Sérgio Fernandes, Mafalda Salgueiro, Miguel Almeida

Orientação: artistas/mediadores de diferentes linguagens artísticas
Inscrições: mínimo de 6 e máximo de 15 elementos por grupo
Horário: seg. a sex. das 14h00 às 18h00
Valor: 60€* por semana (cada participante)

*Desconto de 20% na inscrição nas quatro semanas
*Desconto de 25% na inscrição de irmãos (em cada um dos participantes)
(Os descontos não são acumuláveis.)

Para mais informações contactar o Centro de Arte Oliva:
+351 256 004 190 | olivaservicoeducativo@gmail.com

1ª semana

2ª semana

4ª semana

Biografias

1ª SEMANA

Sandra Barros (Porto)
Licenciou-se em Estudos Teatrais — Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE). Ao longo do seu percurso profissional desenvolveu trabalho em diferentes áreas teatrais – interpretação, encenação, dramaturgia e produção. Foi docente do curso de Teatro da ESMAE entre 2006 e 2012 e professora de teatro de 2º ciclo.
Integrou a equipa do Serviço Educativo d’A Oficina entre 2012 e 2018. Desenvolveu diferentes formações teatrais para públicos distintos – crianças, jovens e adultos. Desde 2018 tem desenvolvido diferentes projetos de cruzamento artístico e apresentado leituras encenadas dirigidas a crianças e jovens.
Prefere o trabalho em equipa mas fica bem sozinha. É mãe de duas crianças pequenas, informação relevante já que a maternidade é um trabalho permanente de mediação. Conduz veículos com mais de três rodas e até 7 lugares. Ainda que ligada sobretudo às artes performativas, gosta pouco de falar sobre si.

Sofia Neto (1989, S. João da Madeira)
Investigadora em Ilustração na ARU/Cambridge School of Art, tem um Mestrado em Banda Desenhada pela EESI em Angoulême e licenciou-se em Artes Plásticas – Multimédia pela FBAUP. Orienta aulas de desenho no Clube de Desenho no Porto. Orienta Formações na FBAUP e orientou várias unidades curriculares da Licenciatura em Ilustração e Banda Desenhada na ESAG. Deu aulas no Centro de Arte de S. João da Madeira e foi elemento do Projecto Educativo do Centro de Arte Oliva. Fez parte da Comissão Organizadora do Encontro Internacional de Ilustração de S. João da Madeira e do Júri do Concurso de Ilustração. Recebeu a Bolsa de Criação Literária da DGLAB em 2020 e beneficia da Bolsa de Investigação FCT desde 2020.

2014, QCDA#2000, Chili Com Carne / 2015, Malmö Kebab Party, Chili Com Carne e Ruru Comix/ 2019, Ditirambos: Êxtase/ 2021, Ditirambos: Abismo/ 2021, Querosene, Chili Com Carne/ 2022, Ditirambos: Fauna/ 2015, Down Below, MF/ 2016, Eco, MF/ 2017, Bizarras – Colecção Toupeira, Bedeteca de Beja/ 2017, Os Melhores Contos de Edgar Allan Poe, Saída de Emergência/  2018, Cicatriz, Polvo Editora/ 2019, Carmen Miranda: Eu Fiz Tudo Pra Você Gostar de Mim – Grandes Vidas Portuguesas, escrito por Tito Couto, Pato Lógico/Imprensa Nacional.

Ana Maçã (1994, S. João da Madeira)
Licenciada em Artes Plásticas na ESAD.CR, descobriu que era mais apaixonada por livros do que galerias e decidiu frequentar o Mestrado de Design Gráfico e Projectos Editoriais na FBAUP. Dedicou-se à ilustração, narrativa gráfica como também a auto-publicações. Ao criar o seu próprio portfólio online do zero descobriu o seu fascínio por criar páginas web, ao qual neste momento trabalha para ajudar outros ilustradores como ela.

2ª SEMANA

Cristina Camargo (Lisboa, 1953)
Frequentou Arquitetura (ESBAP), licenciou-se em Artes Plásticas – Pintura (ESBAP) e em Design Industrial (ESAD). Trabalha como artista educadora desde 1992 numa perspectiva de desenvolver estratégias de intervenção e reflexão através da criatividade, ligando o pensamento à ação. Desenvolve projetos criativos com públicos diversificados como escolas, de todos os graus de ensino, hospitais, incluindo o Hospital Magalhães Lemos, Museu de Serralves, Museu do Douro, Portugal dos Pequenitos, Museu do FC Porto, Câmaras Municipais e IPSS.

Funda em 2009 o espaço BOA – Bombarda Oficinas de Artes, e coordena os projetos educativos aí desenvolvidos desde então.
Tem ainda prestado serviços de consultoria a várias instituições para o desenvolvimento dos seus programas educativos: Projetos Educativos do Museu da Cidade – 2020-21, Serviço Educativo do Portugal dos Pequenitos – 2017-20, Serviço Educativo do Museu FC Porto – 2017-18, e para programas educativos específicos no Museu do Douro desde 2006.

Sofia Santos (Porto, 1985)
Artista plástica e arte-educadora, licenciou-se em Artes Plásticas – Pintura (FBAUP), foi bolseira na Academia di Belli Arti di Brera, em Milão, e concluiu mestrado em Arte e Design para o Espaço Público (FBAUP). O seu contínuo interesse pela imagem leva-a a desenvolver mais recentemente estudos em Cinema e Fotografia Documental, (ESMAD, IPP).
Tem uma ampla experiência de trabalho com departamentos educativos de diferentes instituições culturais como a Fundação de Serralves, Museu de Arte Contemporânea, Centro Internacional de Arte José de Guimarães, Museu da Cidade, Fundação Bissaya Barreto — Portugal dos Pequenitos, Museu FC Porto, concebendo colaborações de consultoria em projetos educativos, workshops, e programas de formação para todo o tipo de públicos. Desde 2016 mantém uma relação de parceria no desenvolvimento dos programas educativos da empresa BOA – Bombarda Oficinas de Arte, e colabora atualmente com o projeto educativo do Centro de Arte Oliva.

4ª SEMANA

Sérgio Fernandes (1985)
Licenciado em Artes Visuais pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Lisboa (2008) e pós-graduado em Artes Visuais/Poéticas Visuais pela Escola de Artes e Comunicação da Universidade de São Paulo (2012). Em 2016 esteve em residência artística no espaço PIVÔ Arte e Pesquisa, em S. Paulo.  A sua pesquisa artística baseia-se na relação direta entre luz e cor e de como essa relação é transposta para a pintura. Trabalha principalmente em pinturas a óleo de grandes dimensões. Os trabalhos em guache sobre papel apresentam um lado mais íntimo da pesquisa pictórica. Exposições individuais (seleção): “Inside Here there are no stars”, Kubikgallery, Porto (2019); “Um Blue”, Centro de Arte de Ponte de Sôr (2018), “Solitude”, Kubikgallery, Porto (2016); “Things Behind Somewhere”, Espaço Cultural Mercês, Lisboa (2014); “O Homem Impulsivo”, Orfeu Bookshop, Bruxelas (2009).

Mafalda Salgueiro
Nascida no Alentejo, Mafalda Salgueiro é Mestre em Arquitectura pela Universidade do Porto. O seu trabalho explora práticas sociais no espaço transdisciplinar do desenho, animação e documentário numa abordagem tão criativa quanto etnográfica. A par dos seus trabalhos visuais é autora de artigos de carácter antropológico e cofundadora da alento.online, onde recolhe e desenha estórias em torno da comida.
Comezainas é a sua primeira curta-metragem de animação documental –  financiada pelo ICA e com estreia nacional no IndieLisboa 2022.

Miguel Almeida (1994, Oliveira de Azeméis)
Licenciado em Artes Plásticas – Multimédia pela Faculdade de Belas Artes do Porto. Em 2020 conclui um mestrado em Comunicação Audiovisual pela Escola Superior de Media Artes e Design, em Vila do Conde. Trabalhou na área do cinema, tendo participado em diversos projetos cinematográficos como realizador, editor e assistente de imagem. Atualmente, é membro de um coletivo de artistas que gere uma galeria de arte no Porto (Galeria do Sol) onde se desenvolve e apresentam projetos das mais diversas áreas artísticas. Paralelamente, trabalha como monitor no serviço educativo do Centro de Arte Oliva em São João da Madeira.