Empréstimo de obras

Condições de cedência temporária de obras das coleções

O Centro de Arte Oliva, através de empréstimos de obras pertencentes às coleções em depósito, contribui para a realização de diversas exposições temporárias nacionais e internacionais. Desta forma, promove a colaboração com diferentes instituições artísticas e museológicas, fomenta o acesso às obras e alcança mais públicos.

Os pedidos devem ser enviados idealmente com pelo menos seis meses de antecedência e deverão ser dirigidos à Direção do Centro de Arte Oliva que os avaliará posteriormente, conjuntamente com os proprietários das coleções. No pedido deve constar informação sobre o projeto expositivo, local e datas de exposição e identificação das obras solicitadas.

Para a autorização de empréstimo contribuem os seguintes critérios: estado de conservação da(s) obra(s); qualidade do projeto de exposição; disponibilidade da(s) obra(s) solicitadas; apreciação do impacto da ausência da(s) obra(s) no Centro de Arte Oliva.

Todos os custos relativos à preparação, restauros necessários, embalagem, transporte, fotografia, despesas com courier e seguro das obras são da inteira responsabilidade do promotor da exposição.

Devido ao crescente volume de solicitações de obras, e para que a cedência das mesmas possa continuar a ser desenvolvida e ampliada, os empréstimos superiores a doze obras estão sujeitos a outros encargos. Todas as condições devem ser consultadas no documento anexo.

Condições de Cedência Temporária de Obras

Download

Cedência de fotografias

Todos os pedidos de imagens de obras de arte em depósito ou de vistas de exposição realizadas no Centro de Arte Oliva devem ser endereçados através do email centrodearteoliva@cm-sjm.pt. No pedido deve ser identificado o objetivo de utilização das imagens. É necessário o preenchimento e a assinatura de um Acordo de Cedência de Imagens que enviaremos posteriormente, onde estarão identificados os respetivos créditos. As imagens de algumas obras podem estar condicionadas por direitos de autor que não são detidos pelo Centro de Arte Oliva ou pelos proprietários, sendo necessário obter autorização dos artistas/detentores de direitos. A obtenção de autorização dos detentores de direitos é da responsabilidade do utilizador.