Escola dos Animais

A Escola dos Animais é uma proposta da equipa de mediação para o ano letivo de 2024-2025 inserida no programa de públicos da exposição MUTANTES.

Segundo os animais com quem Alice se encontra no País das Maravilhas, os seus currículos escolares são alargados. Aulas de ambição, distração e escárnio, fealdade e mistério, preguiça, rastejamento e desmaio em espirais e, por fim, muito, muito importante, riso e luto. Durante este ano letivo propomos um currículo dividido em dois semestres com indisciplinas/oficinas que exploram, através da imitação e baseadas na vida animal, expressão corporal e voz, camuflagem e arquitetura. Uma escola para articular os processos criativos com as ciências naturais, o desporto, a dança e outras áreas disciplinares.

A Escola dos Animais é uma escola da atenção à vida animal, da incorporação e da imaginação de outras formas de vida.

 

1º semestre – setembro 2024 a janeiro de 2025

VOZES
A voz mensageira, aquela que transporta o sentido. Tinidos mínimos, balidos, também os têm, sentidos. Como fazemos quando queremos imitar os sons que os animais fazem? Podemos chamar voz a esses sons? Sim, podemos. E continuam a ser um mistério. Se os animais falassem como humanos, o que diriam? Durante estas sessões vamos trabalhar a escuta e as nossas vozes a partir das vozes dos animais, vamos conversar como quem imagina o dia-a-dia de um animal.
Palavras-chave: voz, som, diálogo
Orientação: Mariana Rocha

MOVIMENTO I
O movimento é um sinal de vida. Como é que os animais se deslocam? Que habilidade extraordinária essa de andar de cabeça para baixo. Será que estão de cabeça para baixo ou somos nós? Vamos explorar a forma como nos movemos e apercebemos no e do espaço.
Palavras-chave: corpo, espaço, percepção
Orientação: Miguel Almeida

CASULOS
Ninhos, casulos, tocas, tantas são as tipologias e a mestria com que os animais constroem as suas casas. Vamos partir da forma como alguns animais o fazem, não somos os primeiros a fazê-lo, para conversamos como vivemos e queremos viver. Onde queremos estar e se o podemos fazer juntos. Esperemos que sim.
Palavras-chave: habitação, arquitetura, sociedade
Orientação: Joana Ribeiro

2º semestre – fevereiro de 2025 a maio de 2025

AMBIENTES
As relações entre os lugares e os habitantes, animais e humanos, é de formação recíproca. Caminham juntos como quando o sol acompanha a criança enquanto passeia. Ainda não aprendeu, mas vai aprender por si própria, que não é o centro. O centro é a deriva. Durante estas sessões vamos fazer caminhadas, breves, em lugares que nos sejam familiares ou estranhos. Duas experiências tão importantes! Que afetos geramos nesses ambientes que criamos juntos, com os lugares? Que sons e memórias trazemos? Que animais somos?
Palavras-chave: paisagem, território, lugar
Orientação: Mariana Rocha

MOVIMENTO II
A ambiguidade entre estar parado e em movimento em simultâneo é o princípio do cinema. É um truque de olho. As tecnologias de imagem transformam a forma como nos apercebemos do nosso corpo e das identidades que construímos. Durante estas sessões vamos trabalhar técnicas de imagem-movimento como stop-motion a partir dos nossos movimentos no espaço.
Palavras-chave: tecnologia, movimento, imagem
Orientação: Miguel Almeida

CAMUFLAGEM
Antes de os vermos já os animais nos viram a nós. Quando chegamos os animais já cá estavam e não os vimos, estavam entre as plantas e as grandes árvores, escondidos uns dos outros e de nós. Ver um polvo desaparecer no padrão de uma pedra ou uma borboleta numa folha é assistir a um momento extraordinário daquelas formas de vida. O animal mostra-se e esconde-se ao mesmo tempo. Apesar da camuflagem animal ter inspirado os uniformes dos militares, não é na guerra que vamos pensar, apesar da camuflagem ter inspirado grandes mantas que nos tornam invisíveis, não é na sociedade da vigilância em que vamos pensar. Vamos criar padrões e outras formas de estar com o meio ambiente.
Palavras-chave: simbiose, cor, padrão
Orientação: Joana Ribeiro

Conceção e orientação equipa do Projeto Educativo
Duração 60 a 90 min
Lotação mínimo 5, máximo 25 participantes
Acesso 2,50 €* por participante
Público-alvo ensino pré-escolar, 1º e 2º ciclos ao secundário
*Entrada gratuita para escolas, ATL, IPSS de S. João da Madeira

Marcações e informações, contactar centrodearteoliva@cm-sjm.pt