As Sementes Discordantes de Coisas Desconexas

Mediação para a exposição Mutantes

A percepção deriva, sem se fixar, muda. Também fala e não está garantida que sejam as nossas vozes que se ouvem. Dado o tema – o da mutação – cabe-nos entrar no jogo das variações, do tornar-se isto e aquilo, no “sem nome”, no curioso, no estranho, no trânsito das formas. O motivo certo para o ato criativo no seu momento caótico, em formação, onde as sementes discordam dos reinos, das classes e das ordens.

Que a natureza, se é dela que falamos, tenha ocupado na história da representação a posição de fundo, desconhecida, indiferente, outra, justificada pela figura, sempre humana, durante Mutantes, nas ações de mediação, vamos entrar no ciclo das metamorfoses: passar aquele fundo a figura, seguindo as pistas que as criaturas de Mutantes nos deixam. Indícios das zonas de risco e do perigar da imaginação, abrindo caminho para a imprevisibilidade dos encontros e dos processos que vimos a experimentar na companhia das pessoas que nos visitam.

 

Clareira – Como uma clareira que surge numa floresta, uma zona aberta onde se realizam ações de mediação: oficinas, visitas, conversas.
𖦹 De 28 de junho a Outubro de 2024

Trepadeiras – Exercício de desenho coletivo aberto à participação livre de visitantes.
𖦹 De 28 de junho a Outubro de 2024

Escola dos Animais – Fundação da “Escola dos Animais”, um espaço para exercitar o devir através da imaginação incorporada e do riso trágico-có(s)mico, traçando uma linha paralela, desencontrada, mas próxima, com o ensino escolar. No final da exposição a escola será extinta.
𖦹 De setembro de 2024 a abril de 2025

A Mão Fantasma #4 – Uma folha de sala para aguçar os sentidos e a experiência da curiosidade, do estranho, a partir do reino das plantas.
𖦹 Setembro de 2024 a Abril de 2025

Livro Livre #3 – Vamos fazer um fanzine instantâneo a partir da ideia de uma enciclopédia que não opera por semelhança.
𖦹 Janeiro de 2025