Première
30 outubro 2022 — 15 janeiro 2023
Curadoria: Caroline Bissière, Jean-Paul Blanchet e Andreia Magalhães
Produção: Centre d’Art Contemporain, Meymac

O Centro de Arte Oliva associa-se à produção da 28ª edição de Première, em parceria com o Centre d’Art Contemporain em Meymac (França).

Desde 1995, o Centre d’Art Contemporain em Meymac organiza a Première, uma exposição anual que apresenta o trabalho de finalistas de escolas de ensino artístico em França num espaço institucional.

A edição deste ano integra a Temporada Portugal-França e apresenta o trabalho de vinte e um artistas de oito escolas de belas artes de Portugal e França: Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha, Escola Superior Artística do Porto, École Européenne Supérieure de l’Image Angoulême – Poitiers, École Nationale Supérieure d’Art de Bourges, École Supérieure d’Art de Clermont Métropole e a École Nationale Supérieure d’Art de Limoges.

A co-curadoria desta edição internacional é realizada por Caroline Bissière & Jean-Paul Blanchet e Andreia Magalhães.

A exposição será apresentada, num primeiro momento, no Centre d’Art Contemporain em Meymac, em França, de 30 de outubro de 2022 a 15 de janeiro de 2023. No próximo ano, de 6 de abril a 18 de junho de 2023, a exposição ocupará as galerias do Centro de Arte Oliva.

Artistas Jeanne Andrieu, David Astasie, Beatriz Coelho, Léa Devenelle, Sara Flor, Erika Fournel, Anna Gianferrari, Pedro Gonçalves Ribeiro, Miguel Ângelo Marques, Gaëlle Massot, Inês Mendes, Emma Merlet, Armineh Negahdari, Ânia Pais, Maria Palma, Flavia Regaldo, Pierre Richard, Mário Santos, Inês da Silva Vieira, André Vaz e Justine Villermet