25 de Abril de 1974, Quinta-feira. Fotografias de Alfredo Cunha.
20 abril — 16 junho 2024
Curadoria: Aníbal Lemos
A exposição concretiza-se no âmbito nacional das Comemorações dos Cinquenta anos do 25 de Abril de 1974. No dia 25 de Abril de 1974 Alfredo Cunha estava em Lisboa e fotografou a revolução nos seus principais cenários, captando imagens que perduram até hoje associadas ao acontecimento que mudou a História de Portugal. Para celebrar os 50 anos de democracia concebeu a partir das suas imagens, um livro em três partes: Guerra — com texto de Carlos Matos Gomes, militar de Abril e da guerra colonial; Dia 25 de Abril — com texto de Adelino Gomes, repórter que acompanhou os acontecimentos em Lisboa; Depois de Abril — com texto de Fernando Rosas, historiador e protagonista destes anos quentes. A partir deste livro e imagens organiza-se a exposição realizada no Centro de Arte Oliva, em parceria com o Centro de Arte de S. João da Madeira.
A exposição insere-se num programa extenso do município de S. João da Madeira dedicado às Comemorações dos Cinquenta Anos do 25 de Abril.
Aníbal Lemos Natural e residente em Salreu é professor, fotógrafo e investigador em Fotografia. Doutorado em Fotografia pela Universidade de Derby, Inglaterra, Faculdade de Arte e Design (Doctor of Philosophy, Photography; MPhil, Photography), tem Mestrado em Fotografia na Universidade de Derby e o Curso Superior de Fotografia da Escola Superior Artística do Porto. É professor do Centro de Arte desde 1989. Aníbal Lemos, nasceu em Estarreja em 1951. Do seu curriculum constam múltiplas exposições no país – Estarreja, Porto, V.N. de Cerveira, Viana do Castelo, Aveiro, Matosinhos, Lisboa, Sintra, Funchal, Ovar, S. João da Madeira, entre outras – e no estrangeiro – Dinamarca, Alemanha, França, Bélgica, Espanha, EUA e Brasil.
Vistas de exposição © Dinis Santos
Vídeo © Ricardo Gama