Culturas paralelas
17 fevereiro — 22 abril 2023
Curadoria: Andreia Magalhães
Produção: Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e Centro de Arte Oliva

Culturas paralelas, Pavilhão de exposições da FBAUP, Porto.

Com obras de
Adelhyd van Bender, Adolf Wölfli, Aloïse Corbaz, Anna Zemánková, Augustin Lesage, Carlo Zinelli, Derrick Alexis Coard, Eugene Von Bruenchenhein, Fleury-Joseph Crépin, Friedrich Schröder-Sonnenstern, Frédéric Bruly Bouabré, George Widener, Guo Fengyi, Horst Ademeit, Jaime Fernandes, Janko Domsic, John Urho Kemp, Karl Hans Janke, Lee Godie, Leopold Strobl, Madge Gill, Marcel Storr, Martín Ramírez, Melvin Way, Miroslav Tichý, Óscar Morales, Prophet Royal Robertson, Raphaël Lonné, Scottie Wilson, Zdeněk Košek.

A exposição Culturas Paralelas apresenta obras de trinta e um artistas que têm vindo a dissipar as fronteiras entre o domínio da arte outsider e o sistema artístico dedicado à arte moderna e contemporânea. A primeira secção da exposição reúne obras de oito artistas “clássicos” da arte bruta, identificados por Jean Dubuffet, desenvolvendo-se depois em núcleos temáticos, agregados por associações sobretudo formais, com obras provenientes de diversas geografias e momentos históricos: arquiteturas ficcionadas, códigos e símbolos, histórias e alegorias, criaturas, animais e retratos.

Todas as obras em exposição são da coleção Treger Saint Silvestre (TSS) criada em Paris na década de 1980 por António Saint Silvestre e Richard Treger, em depósito de longo prazo no Centro de Arte Oliva em S. João da Madeira.

Culturas Paralelas corresponde a um segundo momento de reflexão, desenvolvido conjuntamente com a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, iniciado em novembro de 2022 com a realização do seminário internacional que teve o mesmo título. O mote deste programa é promover o conhecimento e investigação sobre o ainda pouco conhecido e estudado domínio da arte bruta /outsider em Portugal.

Folha de sala



Download