Oficinas artísticas

As oficinas artísticas são momentos de exploração e reflexão sobre os processos criativos. Cada grupo terá tempo para pensar, experimentar, perguntar e arriscar. Estas experiências, essencialmente práticas e de exploração, são pensadas para diferentes idades e perfis e podem elas próprias ser combinadas de forma a responder às expectativas dos grupos que nos procuram.

As diferentes oficinas artísticas são concebidas para grupos etários e níveis de ensino distintos, desde o ensino pré-escolar até ao ensino secundário.

Conceção e orientação equipa do Projeto Educativo
Duração 60 a 90 min
Lotação mínimo 5, máximo 25 participantes
Acesso 2,50 €* por participante
Público-alvo ensino pré-escolar, 1º e 2º ciclos ao secundário
*Entrada gratuita para escolas, ATL, IPSS de S. João da Madeira

As oficinas artísticas requerem marcação prévia.
Marcações e informações, contactar centrodearteoliva@cm-sjm.pt

A OFICINA ABERTA
A oficina está por fazer. Faz-se fazendo. Esta oficina, lugar simbólico das ferramentas, da invenção e do reparo, é dedicada à experiência das sensações, dos sentidos e da falta deles, da escuta e da observação, dos cheiros. Vamos construir desarrumando, ponderar objetos à distância, observar imagens, brincar com isto e aquilo, modelar argila, fazer de conta, contar histórias e inventá-las.

Palavras-chave experiência, sensações, invenção
Público-alvo 3 aos 5
Duração 60 minutos
Conceção Joana Ribeiro e Miguel Almeida

ARRET
Chegamos ao planeta Arret. Não fomos convidados. Vamos fazer um exercício de imaginação interplanetária, pois acabamos de encontrar um conjunto de vestígios acerca dos quais nada sabemos. Que formas de vida habitam este planeta?

Palavras-chave desenho, imaginação, climas
Público-alvo 6 aos 10 anos, 11 aos 14 anos, 15 aos 18
Duração 90 minutos
Conceção Daniel Costa
Orientação Joana Ribeiro e Miguel Almeida

CIDADES DO FUTURO
A cidade é um sistema complexo de ligações e cruzamentos – pessoas, arquitetura, estradas, transportes, monumentos, edifícios pequenos e outros gigantes. Mas como serão as cidades do futuro? Que cor terão? Como viverão as pessoas dentro dela? O que fazem e como se deslocam? Nesta oficina vamos viajar no tempo e imaginar cidades do futuro começando pelo presente.

Palavras-chave desenho, jogo, território
Público-alvo 11 aos 14 e 15 aos 18 anos
Duração 90 minutos
Conceção Miguel Almeida