Matéria Impressa
21 — 22 outubro 2023

Ao longo dos anos o CAO tem defendido a atividade editorial como uma componente essencial do seu projeto curatorial e artístico. Esta exposição reúne publicações impressas de projetos editoriais de qualidade excecional criados em Portugal por artistas, designers, editoras e instituições artísticas. A mostra combina a apresentação dos projetos e editoras cujas edições estarão disponíveis para venda:

Álea
Atlas
Balaton Biblioteca
Dose
Gabinete Paratextual
Ghost Editions
Jornal “If it walks like a duck and it talks like a duck it’s a duck...”
Leonorana
Livros do Alhures
Mariana Caló e Francisco Queimadela
Oficina Arara
Opuntia Books
Pierrot le Fou
Re.vis.ta
Sismógrafo
Stolen Books
XYZ Books

Com a colaboração da Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) e da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) serão apresentados 76 livros premiados das quatro últimas edições do Prémio Design de Livro (2020-2023), promovido pela DGLAB (República Portuguesa Cultura). A Matéria Impressa ocorre durante o fim de semana, dias 21 e 22, como espaço informal para a exploração e contacto com estes materiais, e terá realização de atividades públicas, incluindo conversas e oficinas.

Na abertura de Matéria Impressa serão lançadas duas publicações de projetos curatoriais que foram marcos na história do CAO:

Trabalho Capital # Ensaio Sobre Gestos e Fragmentos”, projeto de exposição com curadoria de Paulo Mendes. TRABALHO CAPITAL, é um livro documento que resulta da exposição e da investigação realizada sobre a história da Oliva, com textos de Jorge Leandro Rosa, Corsino Vela, Emília Tavares, João Freire, Bruna Ferreira, Sara Castelo Branco, Susana Mouzinho, Susana Rodrigues e Sandra Vieira Jürgens.

R2: Fabrico Suspenso”, é um livro resultante da exposição dedicada à obra de Lizá Défossez Ramalho e Artur Rebelo (R2) que apresentou projetos desenvolvidos entre 2000 e 2019. O livro reúne textos de Paula Pinto, Joaquim Moreno e Vanina Pinter.