Pausa

O Pausa são sessões descontraídas, um momento para conhecer e pensar a partir de uma obra e um artista. Um formato de visita curto e concentrado onde vamos ouvir histórias curiosas, aprofundar os processos criativos e os motivos que podem levar os artistas à criação de um objeto artístico.

Orientação equipa do Projeto Educativo
Tipologia de ação conversa em torno de uma obra/um artista
Horário quinta-feira das 13h30 às 14h00
Acesso 2,00€* por participante
Público-alvo adultos e jovens a partir dos 15 anos
*Entrada gratuita para escolas, ATL e IPSS de S. João da Madeira

A participação requer inscrição através do formulário: AQUI

Para mais informações, contactar +351 256 004 190 ou centrodearteoliva@cm-sjm.pt

PRÓXIMAS SESSÕES

2 de outubro

Não é utopia: Damián Valdés Dilla.
Com Mariana Rocha

 

Entre a imaginação e a memória ergueram-se cidades heterogéneas, pacíficas ou cenário de conflito. As perspectivas multiplicam-se, veículos atravessam o espaço por ar e terra, mundos inteiros tomam forma. Entre paz e revolta, os desenhos e construções de Dilla revelam uma perspetiva única, onde a cidade é corpo, voz e espelho do humano.

16 de outubro

Estado de transição: fotografia post mortem.
Com Mariana Rocha

 

Das imagens que fixam a ausência nascem perguntas antigas: como se honra a memória de quem já não está vivo, como se habita o vazio, como se inventam gestos para dar forma ao luto? Entre rituais e símbolos, a morte revela-se não como fim absoluto, mas como passagem, transição, reinvenção da presença. Neste pausa vamos partir de um conjunto de fotografias post-mortem para explorar algumas formas de estar perante a morte e o que ela pode significar.

 

Damián Valdés Dilla, Sem título, n.d.

Fotografia post-mortem, Sem título, n.d

30 de outubro

Giovanni Battista Podestà
com Joana Ribeiro

 

Giovanni Battista Podestà figurou uma moral, uma opinião acerca das pessoas e do mundo, tinha medos e crenças. Apresentou a sua visão sem pisar o próximo, modelou e pintou o espaço à sua volta e convida-nos a conhecer um legado de trabalhos minuciosos e fantásticos que espelham o seu cuidado e devoção pelas mais sagradas coisas terrenas.

13 de novembro

O jardim das delícias de Carolein Smit
com Bruna Santos

 

O fascínio por Gabinetes de Curiosidades, Wunderkammer , pelo estranho e pelo excecional levam Carolein Smit a criar um mundo de criaturas antropomórficas onde reina a ambivalência entre o belo e o bizarro. Entre a admiração e a repulsa nesta sessão vamos explorar as intrigantes esculturas da artista holandesa.

Giovanni Battista Podestà, Sem título, n.d.

Carolein Smit, Three rams, 2010