RED LIGHT: Sexualidade e representação na Coleção Norlinda e José Lima
26 setembro 2020 — 4 julho 2021
Curadoria: Sandra Vieira Jürgens

RED LIGHT apresenta uma seleção de obras da Coleção Norlinda e José Lima, tendo como ponto comum a abordagem à sexualidade, desdobrada em múltiplos tópicos, tanto apresentados em complemento contrapontístico como em confronto dissonante: a representação do corpo, a nudez masculina e feminina, o erotismo, a fantasia, o desejo e a dor, o objecto e o sujeito, o prazer e a dominação, os lugares da representação feminina, o olhar masculino, o voyeurismo, o exibicionismo e a autorepresentação na arte.

Falar de sexualidade e da relação entre corpos durante uma pandemia que obriga ao retraimento e mesmo à abstenção de contacto físico é também reflectir sobre as consequências do distanciamento enquanto ele se exerce. A fragilização simultânea do indivíduo e da comunidade, condicionados pelo medo do contágio, que espaço e que condições permite ao desejado encontro coletivo e individual dos corpos? E que papel pode ter a evocação do erotismo (ou a vocação erótica) da arte na reavaliação do desejo e do risco numa sociedade doravante mais atenta ao significado e implicações da proximidade física?

As obras expostas organizam-se à margem de uma visão monolítica do tema, da cronologia e da tentativa de categorização de movimentos, misturando diferentes origens e períodos. A exposição integra trabalhos de mais de setenta artistas, entre os quais Alberto García-Alix, Albuquerque Mendes, Álvaro Lapa, Andres Serrano, Eduardo Arroyo, Graça Pereira Coutinho, Gonçalo Pena, João Maria Gusmão + Pedro Paiva, João Penalva, Júlia Ventura, Pedro Casqueiro, Mauro Cerqueira, Muntean/Rosenblum, Nancy Spero, Rosa Carvalho, Ricardo Valentim, Vasco Barata e Sam Samore.

A partir deste panorama transgeracional, de múltiplas abordagens a uma dimensão essencial e fundamental da existência, RED LIGHT cria um espaço liberto de convenções, moralismos e manifestos, que convida ao contacto sensitivo e intuitivo com as obras, reivindicando o prazer visual e assumindo a atração do erotismo pictórico e fotográfico.

Artistas: Alberto García-Alix, Albuquerque Mende, Álvaro Lapa, Ana Cardoso, Ana Laura Aláez, André Cepeda, Andres Serrano, Ângelo de Sousa, António Trindade, Artur Cruzeiro Seixas, Bernard Rancillac, Carlos Figueiredo, Carlos Lobo, Carlos Vidal, Carmen Calvo, Cindy Sherman, Eduardo Arroyo, Enrique Marty, Fernão Cruz, Francisco Relógio, Gonçalo Pena, Graça Pereira Coutinho, Graça Sarsfield, Helena Abreu, Ilda David, Jacques Monory, João Gabriel, João Maria Gusmão + Pedro Paiva, João Onofre, João Pedro Vale + Nuno Alexandre Ferreira, João Penalva, João Tabarra, João Vilhena, Joaquim Bravo, Joaquim Rodrigo, Jorge Galindo, José de Guimarães, Júlia Ventura, Julião Sarmento, Júlio Pomar, KCHO, Leonel Moura, Luís Demée, Manuel Botelho, Mário Cesariny, Mauro Cerqueira, Miguel Palma, Muntean/Rosenblum, Musa paradisiaca, Nan Goldin, Nancy Spero, Nelson Leirner, Nikias Skapinakis, Nobuyoshi Araki, Paula Sousa Cardoso, Paulo Nozolino, Pedro Casqueiro, Pedro Proença, Pedro Tudela, Raúl Perez, Ricardo Valentim, Rigo, Robert Longo, Rosa Carvalho, Rui Chafes, Sam Samore, Santiago Ydáñez, Tiago Baptista, Vanessa Beecroft, Vasco Barata e Vicente de Mello.

Sandra Vieira Jürgens Curadora e historiadora de arte. Coordenadora e professora auxiliar convidada da Pós-Graduação em Curadoria de Arte na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Professora auxiliar e coordenadora da Licenciatura em Fotografia e Cultura Visual do IADE – Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação (Universidade Europeia). É investigadora no Instituto de História da Arte (IHA-FCSH, Universidade NOVA de Lisboa). É autora do livro “Instalações Provisórias: Independência, autonomia, alternativa e informalidade. Artistas e exposições em Portugal no século XX” (2016). Dirige as plataformas digitais Wrong Wrong e raum: residências artísticas online.

Vistas de exposição © Dinis Santos

Visita à exposição pela curadora Sandra Vieira Jürgens

Catálogo da exposição

210 x 140 mm
255 pp
Bilingue POR/ENG
Design: V-A Studio
Depósito legal: 484976/21
€ 30.00

 

Catálogo disponível no Centro de Arte Oliva ou por
encomenda através do e-mail centrodearteoliva@cm-sjm.pt.

Ao valor acima acrescem portes de envio.

Folha de sala



Download