Imagens, signos e escrita nas coleções do Centro de Arte Oliva
19 março — 15 setembro 2021
Produção: Centro de Arte Oliva e Biblioteca Municipal de S. João da Madeira
A presente exposição explora a complexa e rica relação entre as artes visuais e a escrita, nos domínios da arte contemporânea e da arte bruta/outsider.
A escrita está, desde a sua origem, ligada à representação visual, os alfabetos são signos visuais que surgiram a partir da evolução de pictogramas, desenhos representativos de objetos. Do seu lado, as letras, palavras, frases e textos produzem composições visuais que contêm em si o poderoso valor do pensamento e da sua comunicação, permitindo a circulação e transmissão de ideias e do conhecimento. Por isso muitos artistas, ao longo da história da arte, (re)apropriaram-se das palavras em inúmeras variações e contextos: artistas que representam palavras, letras, alfabetos (existentes ou imaginados) pelo seu valor formal ou conceptual; artistas que são também escritores, poetas e teóricos; artistas cuja obra é marcadamente influenciada e contaminada pela literatura; artistas que usam texto e imagem para criarem composições narrativas, entre outras infinitas possibilidades. A exposição reúne obras das coleções Norlinda e José Lima e Treger Saint Silvestre, ambas em depósito no Centro de Arte Oliva, e aqui podemos observar múltiplas configurações e efeitos da escrita sobre a pintura, desenho e escultura na obra muito particular de cada um destes artistas.
Imagens, signos e escrita nas coleções do Centro de Arte Oliva insere-se no âmbito do Festival Poesia à Mesa, projeto organizado pela Câmara Municipal de S. João da Madeira.
Artistas
Albuquerque Mendes
António Sena
Artur Cruzeiro Seixas
Carlo Zinelli
Graça Pereira Coutinho
Harald Stoffers
Henri Michaux
Janko Domsic
Joana Rosa
Josef Rädler
Prophet Royal Robertson
Rui Chafes
Rui Serra