Humano, ainda demasiado humano
30 março — 30 setembro 2023
Curadoria: Miguel von Hafe Pérez
Produção: Espaço João Espregueira Mendes
A celebrar o quarto ano de atividade, o Espaço João Espregueira Mendes (EJEM), no Museu Futebol Clube do Porto, marca a estreia da importante coleção Norlinda e José Lima na cidade do Porto. ‘Humano, ainda demasiado humano’ é uma inédita oportunidade de contactar com autores internacionais a partir de obras de arte contemporânea selecionadas para o EJEM por Miguel von Hafe Pérez, curador desta sala de exposições temporárias.
‘Humano, ainda demasiado humano’ reúne trabalhos em pintura, fotografia, desenho e escultura de Antón Patiño, Carlos Correia, Francisco Vidal, Gaëtan, Harmen de Hoop, João Gabriel, Julião Sarmento, Noé Sendas, Rita Barros, Rui Serra, Vanessa Beecroft, Vicente de Mello e William Wegman. O acervo de arte contemporânea internacional Norlinda e José Lima é um dos mais importantes de iniciativa privada em Portugal e resulta da perseverança de José Lima, sempre apoiado com carinho pela sua mulher Norlinda, na construção de uma coleção onde o acerto nas escolhas justifica, inequivocamente, a relevância que lhe é reconhecida.
Acolhida em depósito no Centro de Arte Oliva em São João da Madeira, esta coleção apresenta-se pela primeira vez no Porto com a mostra temporária ‘Humano, ainda demasiado humano’, no Espaço João Espregueira Mendes.