Apichatpong Weerasethakul: A Serenidade da Loucura
22 junho — 16 setembro 2018
Curadoria: Gridthia Gaweewong
Exposição retrospetiva da obra de Apichatpong Weerasethakul, artista internacionalmente reconhecido e cineasta independente de Chiang Mai (Tailândia), apresenta em mais de vinte obras uma trajetória da sua carreira, desde os seus primeiros filmes experimentais até ao seu trabalho mais recente, abrangendo filmes, instalação, fotografia e material documental.
Nas últimas duas décadas, o trabalho reflexivo e não-linear de Weerasethakul tem explorado temas como a fé, a memória e o renascimento, muitas vezes recorrendo a narrativas tradicionais da sua região natal de Isaan. As suas histórias refletem diversos géneros literários e cinematográficos incluindo ficção-científica, aventura e mito, assim como a tradição do filme experimental americano. Tanto nos seus filmes narrativos como em projetos experimentais, memórias pessoais estão interligadas com o efémero e o supernatural, evocando a fluidez e as distorções da história.
A exposição A Serenidade da Loucura está estruturada de acordo com a reação intuitiva do artista ao espaço da exposição e está dividida em partes distintas: uma corresponde ao seu mundo privado, povoado por amigos queridos, família e colaboradores de longa data; outras contemplam o público através de dimensões abstratas da experiência, como a luz, a memória e a poesia do deslocamento temporal, espacial e espiritual. O estudo culmina com uma seleção de obras recentes que abordam a realidade social da sua terra natal. A apresentação no Centro de Arte Oliva foi coordenada por Apichatpong Weerasethakul e marcou a estreia europeia deste projeto.
Apichatpong Weerasethakul: A Serenidade da Loucura é uma exposição itinerante, com curadoria de Gridthia Gaweewong e produzida pelo ICI-Independent Curators International (ICI), Nova Iorque. Contou com o apoio do Museu de Arte Contemporânea MAIIAM de Chiang Mai, o Conselho de Curadores do ICI e o Forum Internacional do ICI. A apresentação em Portugal foi produzida pelo Centro de Arte Oliva (Câmara Municipal de S. João da Madeira), tendo como parceiro de produção o Centro de Arte de S. João da Madeira.
Vista de exposição © Dinis Santos
Vídeo © Paulo Cunha Martins

Publicação
295 x 200 mm
26 pp
Bilíngue POR/ENG
Design: André Gonçalves
€ 4.00
