Lançamento Livro TRABALHO CAPITAL
23 março 2024

CONVERSAS EM TORNO DO PROJECTO TRABALHO CAPITAL
Lançamento oficial do livro

CENTRO DE ARTE OLIVA
Sábado dia 23 de Março 15h00h – 18h00

com a participação de
Emília Tavares, João Freire, Jorge Leandro Rosa, Sandra Vieira Jurgens, Sérgio Alves (Atelier d’Alves) e Susana Rodrigues

Apresentação e moderação de Andreia Magalhães, diretora artística do Centro de Arte Oliva e Paulo Mendes, curador da exposição Trabalho Capital e editor do livro.


PROGRAMA

Apresentação do projeto curatorial TRABALHO CAPITAL por Andreia Magalhães e Paulo Mendes. As exposições, realizadas em 2019 e 2020, reuniram obras de artistas nacionais e internacionais relacionadas com ideias e conceitos sobre o trabalho, abarcando obras da coleção em depósito Norlinda e José Lima e de cerca de cinquenta artistas convidados para o projeto. A produção artística foi exposta conjuntamente com material documental de acervos de distintas proveniências, como registos fotográficos, administrativos, publicidade e objetos da história da Fábrica Oliva. A convocação do vasto património material, imaterial e histórico que estava disperso foi uma componente crucial deste projeto, permitindo evocar a memória histórica, social e política da Oliva, confrontando-a com o presente e a sua reconversão em espaço artístico.

Conversas com autores dos vários ensaios escritos para o livro Trabalho Capital

⚫ Jorge Leandro Rosa e João Freire, sobre a indústria e os seus trabalhadores no contexto do sistema económico capitalista.

⚫ Susana Rodrigues, Emília Tavares e Sandra Vieira Jurgens, sobre a indústria e os seus operários, através da história da Fábrica Oliva, da representação dos operários no campo da fotografia e do modo como os velhos espaços industriais foram recuperados ou apropriados como novos espaços de produção cultural.

⚫ Sérgio Alves (Atelier d’Alves) e Paulo Mendes, sobre a concepção, desenho e produção do livro-projecto TRABALHO CAPITAL

João Freire Nascido em Lisboa em 1942 em meio social médio-burguês. Antigo oficial da Armada, desertor para França em 1968. Trabalhou como operário até 1975. Diplomado pelo Institut d’Études Politiques de Paris. Fundador, ainda em Paris, da revista libertária A Ideia, que se mantém em publicação, desde 2014 sob a orientação de António Cândido Franco. Docente do ISCTE em Lisboa a partir de 1975, doutorado em sociologia pela Universidade Técnica de Lisboa; aposentado em 2004 e com o título de Professor Emérito do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa desde 2008. Diversos livros publicados nas áreas da sociologia do trabalho, do pensamento anarquista, da investigação histórica sobre a marinha e a colonização portuguesa em África, e da crónica. Actualmente é membro da Academia de Marinha.

Emília Tavares Curadora de Fotografia e Novos Media e responsável pela coleção nesta área no Museu Nacional de Arte Contemporânea (Lisboa). Mestre em História da Arte pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É investigadora de História da Fotografia Portuguesa, tendo publicado inúmeros estudos sobre o tema. Comissariou diversas exposições na área da história da fotografia portuguesa e da arte contemporânea no MNAC e noutras instituições. Publica regularmente estudos sobre Fotografia e Cultura Portuguesa em projetos editoriais nacionais e internacionais. É professora assistente convidada na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e na Escola das Artes da Universidade Católica do Porto.

Jorge Leandro Rosa Ensaísta: escreve sobre estética, artes e literatura, filosofia contemporânea e metamorfoses da representação, tendo publicado livros e dezenas de ensaios em publicações nacionais e estrangeiras. Doutorado pela Universidade Nova de Lisboa, foi professor universitário durante vinte anos no domínio do pensamento contemporâneo e das ciências da comunicação. Organizou colóquios internacionais dedicados à teoria das catástrofes e à Geopoética. Trabalha como tradutor e editor, dedicando particular atenção a autores como Jean-Luc Nancy, Georges Didi-Huberman, Emanuele Coccia, Jacques Rancière, René Daumal, etc. Publica regularmente recensões literárias e outros textos em: Público, O Independente, Nada, Flauta de Luz, Colibri Noir, etc.

Paulo Mendes Artista plástico de formação, curador de exposições e produtor de projetos culturais. Ao longo de vinte e cinco anos de trabalho, participou em aproximadamente trezentos projetos expositivos e performativos, tendo comissariado e produzido mais de setenta exposições independentes e institucionais.

Sandra Vieira Jürgens Curadora e historiadora de arte. Coordenadora e professora auxiliar convidada da Pós-Graduação em Curadoria de Arte na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Professora auxiliar e coordenadora da Licenciatura em Fotografia e Cultura Visual do IADE – Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação (Universidade Europeia). É investigadora no Instituto de História da Arte (IHA-FCSH, Universidade NOVA de Lisboa). É autora do livro “Instalações Provisórias: Independência, autonomia, alternativa e informalidade. Artistas e exposições em Portugal no século XX” (2016). Dirige as plataformas digitais Wrong Wrong e raum: residências artísticas online.

Sérgio Alves Diretor de arte e designer do atelier Atelier d’alves, estúdio que fundou em 2013 no Porto. Desde 2017 leciona na ESMAD – Escola de Media Arte e Design. Como diretor de arte trabalhou em diversas publicações, como o Jornal Universitário do Porto, a revista Drama, o jornal Comunicae, etc. Em 2016 foi diretor de arte convidado pela Cofina Media para desenvolver uma edição especial com o The New York Times e mais recentemente é diretor de arte da Icarus Complex Magazine e membro fundador da RAMPA, galeria independente de arte contemporânea no Porto. Em 2015 Sérgio Alves recebeu o Prémio Sebastião Rodrigues Jovem Designer (2015) numa iniciativa da Secretaria da Cultura e do Ministério da Economia no âmbito do Ano Português do Design.

Susana Rodrigues Mestre em Estudos Artísticos pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto e atualmente doutoranda em Arte Contemporânea no Colégio das Artes da Universidade de Coimbra. Frequenta ainda o mestrado em Processos Criativos da Universidade do Algarve em parceria com a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Estagiou na leiloeira Sotheby´s em Londres no departamento de avaliações, após o curso em “Art Business” pela Sotheby´s Institute em Londres. Desde 2015 que desenvolve projetos de exposição em espaços culturais em Portugal e no estrangeiro. Colaborou com outros curadores, sendo de destacar a exposição “Trabalho Capital # Ensaio sobre gestos e fragmentos”, comissariada por Paulo Mendes, no Centro de Arte Oliva em São João da Madeira (2019). Integrou ainda o Serviço Educativo do Centro de Arte Oliva em São João da Madeira (2019-2023). ​