Formação Acesso Cultura: Atendimento a pessoas com necessidades específicas
12 e 19 de setembro
O Centro de Arte Oliva, em parceria com a Acesso Cultura, promove a formação “Atendimento a pessoas com necessidades específicas”.
Em Portugal, especial atenção tem sido dada nos últimos anos ao acesso das pessoas com deficiência à oferta cultural. Com a implementação de serviços como a interpretação em Língua Gestual Portuguesa (LGP), a audiodescrição (AD) ou as sessões descontraídas (SD), vários (mas ainda poucos) espaços culturais e artistas procuram criar condições de acesso para que pessoas com necessidades específicas, assim como os seus familiares e amigos, possam juntos usufruir da oferta.
Um outro aspeto, com menor expressão ainda em Portugal, é aquele que procura incluir as pessoas com deficiência nas equipas dos espaços culturais ou programá-las como artistas. Estas questões estão interligadas: ter acesso a um espaço cultural e à sua oferta, conhecer, usufruir e talvez considerar uma carreira nessa área.
São estes os diversos aspectos do trabalho de uma organização cultural que procuraremos abordar. Quando a inclusão e a diversidade são vistas de uma forma mais holística, surgem múltiplas e diversas oportunidades criativas.
Módulo 1 (12 de setembro):
Sara Leal – Público com Deficiência Visual
Raquel Corval – Público com Neurodivergência
Módulo 2 (19 de setembro):
Ângelo Costa – Público Surdo | Amélia Amil, intérprete LGP
Marlene Fonseca – Público com Mobilidade Condicionada
Esta formação insere-se no âmbito de um programa de acessibilidades desenvolvido pelo Centro de Arte Oliva e é apoiado pela DGARTES/República Portuguesa.
Orientação Acesso Cultura
Datas 12 de setembro (segunda-feira) | 19 de setembro (segunda-feira)
Horário 10h00 às 13h00 e 14h30 às 17h30
Duração 6 horas + 6 horas
Lotação máximo de 30 participantes
Acesso 15€*
Público-alvo Pessoas que trabalham nas áreas de gestão cultural, produção, programação, mediação cultural, direção artística
*Gratuito para Instituições de S. João da Madeira;
Desconto de 20% para Membros da RPAC e Instituições da Área Metropolitana do Porto
A participação requer inscrições no formulário AQUI.
Amélia Amil é a primeira intérprete e monitora formal de Língua Gestual Portuguesa no Norte (1985-2006). Tem bacharelato em Animação Cultural pela ESAP (1987-1989), Licenciatura Teatro pela ESAP (2006), pós-graduação em Língua Gestual Portuguesa e Educação de Surdos pela Universidade Católica de Lisboa (2018). Foi docente na ESE – Escola Superior de Educação do Porto – Professores do Ensino Especial – Aulas de Língua Gestual e orientadora de estágios (1987-1988) e na ESE PF – Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (1990-2003). É autora dos livros “Vem falar comigo 1” (1990), “Férias portáteis” (2011) e “Rasgar silêncios” (2022).
Ângelo Costa leciona Língua Gestual Portuguesa e formador em várias áreas relacionadas com a Informática e os Multimedia. É licenciado em Língua Gestual Portuguesa – Ramo de Lecionação da Língua Gestual Portuguesa pela Escola Superior de Educação de Coimbra. Fez, ainda, o 1º ano do Mestrado de Ciências da Educação – Domínio de Educação e Surdez, Bilinguismo e Língua Gestual – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Em 2018-2019 fez o Curso de Profissionalização em Serviço – Grupo 360 – Língua Gestual na Universidade Aberta.
Marlene Fonseca é formada em Engenharia Civil pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto, pós-graduada em Gestão da Formação e Gestão e Inovação das Organizações Sociais. É formadora desde 2002, com maior foco nas áreas das ciências informáticas e no atendimento a pessoas com deficiência. Trabalha na APPC – Associação do Porto de Paralisia Cerebral, a tempo integral, desde 2013, tendo iniciado a sua colaboração em 2002. Além da gestão da formação da APPC, que assumiu em 2013, integra, também, o gabinete de projetos desde 2014.
Raquel Corval é licenciada em Psicologia e doutoranda em Psicologia Aplicada (Universidade do Minho). Atualmente, desenvolve o seu trabalho como investigadora num projeto de promoção da qualidade das práticas pedagógicas em contextos educativos, complementado com prática clínica no âmbito das perturbações do neurodesenvolvimento, nomeadamente, a perturbação do espectro do autismo. É coautora de vários artigos publicados em revistas internacionais.
Sara Leal é especialista em orientação e mobilidade. Entre 2017 e 2020 trabalhou para a Miami Lighthouse for the Blind. Em 2020, regressou a Portugal e trabalhou com a Associação da Retina de Portugal (ARP), dando também, desde então, aulas privadas de orientação e mobilidade. Tem participado em várias conferências e seminários a nível internacional. Realizou estágios profissionais em SAAVI Services for the Blind, Phoenix, Arizona, EUA (2016) e no Agrupamento de Escola Rodrigues de Freitas, Porto (2012-2013). É Certified Orientation and Mobility Specialist pela ACVREP – Academy for Certification of Vision Rehabilitation & Education Professionals (2017); Mestre em Educação Especial pela Northern Illinois University, DeKalb, Illinois (2015-2016); fez o curso de Introdução a Orientação e Mobilidade da ACAPO (2014); é pós-graduada em Educação Física Adaptada pela Universidade do Porto (2014) e licenciada em Ciências do Desporto também pela Universidade do Porto (2013).