Formação Acesso Cultura: Atendimento a pessoas com necessidades específicas
12 e 19 de setembro

O Centro de Arte Oliva, em parceria com a Acesso Cultura, promove a formação “Atendimento a pessoas com necessidades específicas”.

Em Portugal, especial atenção tem sido dada nos últimos anos ao acesso das pessoas com deficiência à oferta cultural. Com a implementação de serviços como a interpretação em Língua Gestual Portuguesa (LGP), a audiodescrição (AD) ou as sessões descontraídas (SD), vários (mas ainda poucos) espaços culturais e artistas procuram criar condições de acesso para que pessoas com necessidades específicas, assim como os seus familiares e amigos, possam juntos usufruir da oferta.

Um outro aspecto, com menor expressão ainda em Portugal, é aquele que procura incluir as pessoas com deficiência nas equipas dos espaços culturais ou programá-las como artistas. Estas questões estão interligadas: ter acesso a um espaço cultural e à sua oferta, conhecer, usufruir e talvez considerar uma carreira nessa área.

São estes os diversos aspectos do trabalho de uma organização cultural que procuraremos abordar. Quando a inclusão e a diversidade são vistas de uma forma mais holística, surgem múltiplas e diversas oportunidades criativas.

Módulo 1 (12 de setembro):
Público com deficiência visual; Público com neurodivergência
Módulo 2 (19 de setembro):
Público Surdo; Público com mobilidade condicionada

Esta formação insere-se no âmbito de um programa de acessibilidades desenvolvido pelo Centro de Arte Oliva e é apoiado pela DGARTES/República Portuguesa.

Orientação: Acesso Cultura
Duração: 6 horas + 6 horas
Horário:
12 de setembro, segunda-feira, 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h30
19 de setembro, segunda-feira, 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h30
Acesso: 15€*
Público-alvo:
Pessoas que trabalham nas áreas de gestão cultural, produção, programação, mediação cultural, direção artística.
Lotação: máximo de 30 participantes

A participação requer inscrições no formulário AQUI.

*Gratuito para Instituições de S. João da Madeira;
Desconto de 20% para Membros da RPAC e Instituições da Área Metropolitana do Porto