Dia Internacional dos Museus
16 — 18 maio 2024
Museus expelindo germe-vida.
Delírios carregando sóis.
Henri Michaux
O Centro de Arte Oliva celebra o Dia Internacional dos Museus com uma programação alargada nos dias 16 e 18 de maio. Oficinas, visitas-jogo, visitas orientadas, propostas inéditas para crianças, jovens e adultos.
A participação é gratuita, requer inscrição prévia.
DIA 16, quinta-feira
10h00 – 12h30 | 14h00 – 17h30
Dia dedicado às escolas com várias oficinas em simultâneo a decorrer. Seis estações de paragem com jogos de desenho e escrita, de observação, experiências sonoras e de escuta.
Inscrições através do e-mail danielcosta@cm-sjm.pt
DIA 18, sábado
10h00 (120′)
Livro Livre #2
com Miguel Almeida
(oficina para jovens e adultos)
Uma história, um desenho, uma receita, uma fotografia, uma música, uma memória, tudo cabe num livro! Vamos explorar livremente a técnica de colagem para criar as partes de uma publicação coletiva, afinal de contas um livro pode ser tudo e este LIVRO LIVRE será decerto especial para cada um dos participantes!
Palavras-chave: fanzine, colagem, xerox
Inscrições: AQUI
11h00 (60′)
A Mão Fantasma
com Joana Ribeiro
(oficina com famílias)
Vamos ativar a nossa imaginação com exercícios de associação de desenhos, levando na mão um mapa de fechaduras para o inconsciente, uma folha esquisita de múltiplas patas, a imaginação arremessada.
Palavras-chave: associação livre, desenho, jogo
Inscrições: AQUI
15h00 (50′)
Pelosi, Karasek, Gill, Zemánková
com Bruna Santos
(visita orientada)
Visita orientada dedicada à obra de quatro artistas, Marilena Pelosi, Nina Karasek, Madge Gill e Anna Zemánková, presentes na exposição A Revolução na Noite. A visita parte da investigação que Bruna Santos (FBAUP) está a fazer no Centro de Arte Oliva sobre as artistas mulheres da coleção Treger Saint Silvestre e tem como foco a presença da espiritualidade nas suas obras.
Palavras-chave: espiritualidade, mulher, arte bruta
Inscrições: não requer inscrição
16h00 (60′)
Muro de Berlim, uma história em imagens
com Mariana Rocha
(visita-jogo)
Perante o segmento do Muro de Berlim instalado no exterior do edifício do Centro de Arte Oliva, vamos deslocar-nos às arrecuas do passado para o presente. O Muro de Berlim é um marco miliário da história da Europa, vamos contá-la com imagens pensando os muros da atualidade.
Palavras-chave: século XX, imagens, memória
Inscrições: AQUI