Dia Internacional dos Museus
17 — 18 maio 2025
Museus expelindo germe-vida.
Delírios carregando sóis.
Henri Michaux
O Centro de Arte Oliva celebra o Dia Internacional dos Museus com uma programação para os dias 17 e 18 de maio. Oficinas, visitas-jogo, visitas orientadas, propostas inéditas para crianças, jovens e adultos.
A participação é gratuita, Cápsula museu e Muro de Berlim requerem inscrição.
DIA 17, sábado
10h00 (10h-12h/14h-17h)
O Futuro dos Museus
com Visita Ø e a equipa de mediação do CAO
(oficina aberta)
Há um século alguns artistas queriam queimar os museus. Estavam a reagir à cultura de guerra: fogo contra fogo. Entretanto as guerras continuam, já não se querem queimar museus, mas há o desejo de os transformar. Em que é que os queremos transformar?
Os museus são ideias, podem ter múltiplas formas. Segundo os encontros que fizemos com jovens nos dois últimos meses, para debater e jogar o futuro dos museus, estes não nos parecem ser muito diferentes do que o que são na atualidade.
Nesta oficina, juntos, vamos fazer associações de ideias sobre o assunto. Se tens ideias extraordinárias queremos muito ouví-las.
Palavras-chave:associação de ideias; desenho; palavras
10h00 (10h-12h/14h-17h))
O museu sem telhado
com equipa de mediação do CAO
(oficina aberta)
Já imaginaste um museu do tamanho dos teus braços? Sim, existe!
Nesta oficina podes brincar com a versão miniatura do Centro de Arte Oliva – o museu dentro do museu. Lá dentro podes encontrar paredes vazias e obras variadas. Observa-as e coloca-as no espaço.
Juntos vamos montar uma exposição de miniaturas.
Palavras-chave: simulação, escala, exposição
15h00 (120′)
Cápsula museu
com Joana Ribeiro
(oficina com famílias, crianças a partir dos 6 anos)
Nesta oficina celebramos em família o dia internacional dos museus. Vamos conversar e imaginar o museu no futuro. Afinal para que serve um museu? O que é que guardamos lá dentro? Juntem-se a nós para inventarmos parte do futuro juntos!
Palavras-chave: maquete; jogo; desenho
Inscrições: AQUI
15h00 (90′)
Muro de Berlim, um olhar para o futuro
com Mariana Rocha
(visita-jogo, adultos e jovens a partir dos 15 anos)
Perante o segmento do Muro de Berlim instalado no exterior do edifício do Centro de Arte Oliva, vamos pensar como acontecimentos históricos se tornam monumentos, como podemos entender estas construções e que espaços ocupam nos lugares onde vivemos. Vamos partir do segmento do Muro de Berlim para olhar para o futuro dos monumentos, e da nossa relação com eles.
Palavras-chave: monumento; memória; imagens
Inscrições: AQUI
DIA 18, domingo
11h00 (60′)
Visita orientada
com Mariana Rocha
Neste domingo de manhã propomos um percurso exploratório à exposição Espírito Singular
As visitas orientadas são conversas guiadas em que encorajamos os participantes a partilharem as suas ideias, reações e emoções às obras e aos artistas em exposição.