Empréstimo de obras e outras cedências

Condições de cedência temporária de obras das coleções

O Centro de Arte Oliva, através de empréstimos de obras pertencentes às coleções em depósito, contribui para a realização de diversas exposições temporárias nacionais e internacionais. Desta forma promove uma estreita colaboração com diferentes instituições artísticas e museológicas, promove o acesso às obras e alcança novos públicos.

Os pedidos devem ser enviados idealmente com pelo menos seis meses de antecedência, deverão ser dirigidos à Direção do Centro de Arte Oliva que os avaliará posteriormente, conjuntamente com os proprietários das coleções.

Todos os custos relativos à preparação, restauros necessários, embalagem, transporte, fotografia, despesas com courier e seguro das obras são da inteira responsabilidade do promotor da exposição. 

Devido ao crescente volume de solicitações de obras, e para que a cedência das mesmas possa continuar a ser desenvolvida e ampliada, os empréstimos superiores a doze obras estão sujeitos a outros encargos. Todas as condições devem ser consultadas no documento anexo.

Condições de cedência temporária de obras

Download

Cedência de fotografias

Todos os pedidos de imagens de obras de arte em depósito ou de vistas de exposição realizadas no Centro de Arte Oliva devem ser endereçados através do email centrodearteoliva@cm-sjm.pt. No pedido deve ser identificado o objetivo de utilização das imagens. É necessário o preenchimento e a assinatura de um Acordo de Cedência de Imagens que enviaremos posteriormente, onde estarão identificados os respetivos créditos. As imagens de algumas obras podem estar condicionadas por direitos de autor que não são detidos pelo Centro de Arte Oliva ou pelos proprietários, sendo necessário obter autorização dos artistas/detentores de direitos. A obtenção de autorização dos detentores de direitos é da responsabilidade do utilizador.

Sessões fotográficas

Para a realização de sessões fotográficas particulares com fins comerciais é obrigatório garantir uma autorização prévia, com um prazo mínimo de 72 horas, registado por e-mail. As condições e tarifário podem ser consultadas no documento disponível.

Caso sejam utilizados espaços com obras de arte em exposição, salvo devida autorização, estas deverão ser apagadas das imagens recolhidas, de forma a preservar os direitos de imagem dos detentores das obras. A utilização de imagens com obras em exposição estará sempre condicionada a uma autorização por parte dos autores/artistas (ou outros detentores dos direitos de imagem), da direção e proprietários das obras. A obtenção de autorização dos detentores de direitos e dos depositantes, quando devida, é da responsabilidade do utilizador.