Todos os Direitos Reservados. Coisas do Mundo na Coleção Norlinda e José Lima
16 maio 2015 — 8 maio 2016
Curadoria: Miguel Amado

Todos os Direitos Reservados. Coisas do Mundo na Coleção Norlinda e José Lima, com curadoria de Miguel Amado, apresenta 84 obras de artistas nacionais e internacionais. Reunindo pintura, desenho, escultura e fotografia, são os temas do quotidiano os retratados. “Assim, qualquer questão é, aqui, objecto de estudo por parte dos artistas: da política à crise económica, do regime de produção ao caos urbano, da publicidade ao universo da banda desenhada, do narcisismo ao amor, da violência à morte.” [Miguel Amado]

Artistas: Abraham Lacalle, Adrián Espinós, Alberto García Alix, Albuquerque Mendes, Ana Luísa Ribeiro, Anna Moreno, Anton Patiño, António Olaio, Carla Cruz, Carlos Correia, Carmen Calvo, Carolina Antoniadis, Clemencia Labin, Eva Lootz, Fátima Mendonça, Fiona Rae, Francisco Vidal, Isabel Ribeiro, João Francisco, João Louro, Jorge Galindo, Joseph Beuys, Julião Sarmento, Leon Golub, Luís Lemos, Musa paradisiaca, Nicholas Hlobo, Pedro Calapez, Pedro Gomes, Pedro Proença, Ricardo Valentim, Rigo 23, Rinus Van de Velde, Rita Barros, Rita GT, Robert Combas, Rui Toscano, Sara & André, Sophie Calle, Tatjana Doll, Travis Somerville, Victor Mira, Xana e Yonamine.

Miguel Amado é curador, investigador e crítico de arte. Foi comissário-chefe no Middlesbrough Institute of Modern Art em Inglaterra e comissário na Tate St. Ives (Inglaterra); em Portugal trabalhou em entidades como a Fundação PLMJ (Lisboa) e no Centro de Artes Visuais (Coimbra). Foi comissário do Pavilhão Português na Bienal de Veneza de 2013. Foi Curatorial Fellow na Rhizome, New Museum e no Independent Curators International; Curator-in-residence no Abrons Arts Center e no International Studio & Curatorial Program (Nova Iorque). Como curador independente, organizou exposições no Museu Coleção Berardo (Lisboa), Apexart (Nova Iorque), bem como em eventos como a Frieze Projects na Frieze London (Londres). É crítico na revista Artforum e escreve, ainda, para revistas como a The Exhibitionist. Foi docente no Istituto Europeo di Design (Veneza).

Vista de exposição © Miguel Amado

Vista de exposição © Miguel Amado

Vista de exposição © Miguel Amado

Vista de exposição © Miguel Amado

Vista de exposição © Miguel Amado

Vista de exposição © Miguel Amado

Vista de exposição © Miguel Amado

Vista de exposição © Miguel Amado

Catálogo da exposição
170 x 240 mm
56 pp
Bilíngue POR/ENG
Design: Patrice Almeida
Depósito Legal: 392965/15

€ 5.00

Folha de sala



Download