Sereno variável
31 outubro 2020 — 22 agosto 2021
Curadoria...: Antonia Gaeta

Tu ch’entri qua pon mente
parte a parte
et dimmi poi se tante
maraviglie
sien fatte per inganno 
o pur per arte

O enigma que a esfinge nos coloca à entrada do parque dos monstros de Bomarzo principia o arranque de ideias que esteve presente na construção de Sereno variável, uma exposição que congrega cerca de 170 obras dos diversos núcleos da Colecção Treger/Saint Silvestre. A selecção de trabalhos testemunha o gosto dos colecionadores para o retrato e a figura humana mas também para diferentes aproximações tanto ao nível do detalhe fisionómico e de processos de registo primorosos, como do desproporcional e do indeterminado, sem centro e sem margens. Sereno variável apresenta criaturas sábias entre sombras de maneirismo e grotesco, com ecos de literatura medieval e epopeias mitteleuropeias, que se espalham pelas salas com as contínuas referências mitológicas e enigmáticas, entre máscaras, sátiras e jogos ilusionísticos, surpreendendo com a sua irregularidade alienante.

Sereno variável é uma história, um destino, uma forma de escrita pessoal, o estudo de uma colecção, ou porventura a invenção de uma realidade onde ogni pensiero vola e contém tudo, cada gesto, cada escrito, cada rumor, cada descoberta, cada arquitectura cénica, perspectiva e reviravolta. [Antonia Gaeta]

Antonia Gaeta (Itália, 1978) é formada em Conservação dos Bens Culturais pela Universidade de Bolonha. Mestre em Estudos Curatoriais pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e Doutorada em Arte Contemporânea pelo Colégio das Artes da Universidade de Coimbra. Desenvolveu projetos de investigação e exposição com diversas instituições artísticas em Portugal e no estrangeiro e tem textos publicados em catálogos de arte, revistas especializadas e programas de exposições. Foi coordenadora executiva das representações oficiais portuguesas nas Bienais de Arte de Veneza (edições 2009 e 2011) e de São Paulo (edições 2008 e 2010) para a Direção-Geral das Artes.

Visita à exposição pela curadora Antonia Gaeta

Vistas de exposição © Dinis Santos

Jornal da exposição
285 x 370 mm
Bilingue POR/ENG
Design: Dayana Lucas
€ 3.00

 

Jornal disponível no Centro de Arte Oliva ou por
encomenda através do e-mail centrodearteoliva@cm-sjm.pt.

Ao valor acima acrescem portes de envio.