Presente Contínuo: Aquisições recentes da coleção Norlinda e José Lima
31 julho — 6 setembro 2020

A coleção Norlinda e José Lima foi iniciada há mais de quarenta anos sendo uma das coleções de arte contemporânea mais significativas e abrangentes do país. A casa da coleção é o Centro de Arte Oliva que tem vindo a estudar, preservar e a apresentar ao público as suas obras através de várias exposições. Entre muitas das singularidades da coleção destacam-se o foco contínuo e uma ação incansável de procura, reconhecimento e admiração pelo trabalho dos artistas contemporâneos.

Esta exposição revela uma seleção de obras que foram incorporadas na coleção nos últimos três anos (2017-2020) e que na sua maioria nunca  foram expostas na Oliva. Os trabalhos apresentados, desde os artistas mais jovens aos mais consagrados, nacionais e internacionais, revelam uma atenção contínua ao presente artístico que é sempre múltiplo, desafiante e complexo nas suas propostas.

Organização: Andreia Magalhães

Artistas

Ana Jotta

André Romão

Ângela Ferreira

Filipa Fernandes

Glenda Léon

Gonçalo Pena

João Gabriel

João Maria Gusmão + Pedro Paiva

Jorge Queiroz

José Taborda

 

 

Juan Araújo

Júlia Ventura

Mel Bochner

Pedro Vaz

Robert Barry

Sara Bichão

Sérgio Fernandes

Tiago Baptista

Yonamine

Escolha dos colecionadores:

No âmbito da exposição é também apresentada uma seleção de obras escolhidas pelos colecionadores. Este conjunto apresenta obras de artistas consagrados, nacionais e internacionais, que têm vindo a ser incorporadas na coleção desde 1984, mas que nunca tiveram apresentação pública.