Oliva Rewind Fine Arts
19 outubro 2013 — 31 março 2014
Curadoria: Victor Costa

Oliva Rewind Fine Arts é uma das exposições inaugurais do Núcleo de Arte da Oliva. Com esta apresentação coletiva, Victor Costa procurou assinalar a transformação de uma antiga fábrica em espaço artístico.
“A reconversão da zona 2 da Oliva, espaço emblemático da indústria de S. João da Madeira e singular no património arquitetónico modernista marca um ponto de viragem, uma mudança de orientação e de paradigma na função produtiva da fábrica. Na génese desta nova função — a Oliva Creative Factory — está pois uma dupla condição: por um lado, a de uma memória coletiva sedimentada em décadas nas marcas do edifício, nos objetos fabricados, nos processos de produção e nos vestígios narrativos acumulados nos arquivos da fábrica; por outro, a vontade de antecipação de um futuro consciente do desafio de valorização do pensamento criativo, e da necessidade de aproximação entre arte e vida, nos seus múltiplos aspetos. O projeto Oliva Rewind Fine Arts formula-se no espaço aberto entre estes dois tempos: como um convite a vários artistas e criadores a acompanharem o processo de transformação da fábrica, a refletirem sobre a sua condição histórica, social e urbana, e ao mesmo tempo reinscreverem a memória da Oliva em novas redes de experimentação e significação. Nas suas múltiplas facetas, Oliva Rewind Fine Arts é um testemunho plural, em permanente construção, do processo de reconversão da fábrica, de mapeamento dos seus espaços e arquivos, e de reinvenção das suas narrativas”. [Victor Costa]

Artistas: Aníbal Lemos, Frederico Martins, Nuno Cera, Paulo Luís Almeida, Paulo Porfírio, Ponto de Fusão (Luís Veloso, Rui Apolinário, José Vaz e Silva), Robert Casselton Clark e Victor Costa.

Victor Costa é pintor e professor, realizou o curso de Pintura na Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto em 1977, onde foi Professor Associado até 2005. Criou o Centro de Arte de São João da Madeira, do qual foi Diretor de 1986 a 2014. Em 2013, foi Diretor do Núcleo de Arte da Oliva; foi fundador e membro do Conselho de Administração do Lugar do Desenho, Fundação Júlio Resende. Participou em inúmeras exposições coletivas no país e no estrangeiro expôs em Nova Iorque, Espanha, Suíça, Luxemburgo, Brasil, entre muitos outros. Está representado em várias instituições portuguesas e estrangeiras e tem obra pública de cerâmica, vitrais e tapeçaria.

Vista de exposição

Vista de exposição

Vista de exposição

Vista de exposição

Catálogo da exposição
170 x 240 mm
124 pp
Bilíngue POR/ENG
Design: Rui Mendonça (colaboração de Márcio Sá)
Depósito Legal: 365793/13

Folha de Sala



Download