Lusofolia: A Beleza Insensata
9 novembro 2019 — 11 outubro 2020
Curadoria: António Saint Silvestre

Lusofolia: A Beleza Insensata apresenta uma panorâmica da arte bruta/outsider lusófona com obras de mais de vinte autores de Portugal, Brasil, Angola e Moçambique. Obras dos portugueses Ana Carrondo, Artur Moreira, Carlos Victor Martins, Daniel Gonçalves, Guilhermina Júlia, Jaime Fernandes, João Fróis, José Ribeiro, Manuel Bonifácio, Manuel Carrondo, Mário Chichorro, Mónica Machado, ZMV (Rui Lourenço), Serafim Barbosa; dos brasileiros Albino Braz, Raimundo Camilo, Evaristo Rodrigues, Jesuys Crystiano, José Teófilo Resende e Marilena Pelosi; e trabalhos de anónimos angolanos são apresentados em coletivo, oferecendo-nos uma visão de conjunto inédita da arte outsider oriunda destas geografias.

Na exposição é exibido o filme Eternity has no door of Escape | Encounters with Outsider Art realizado em 2018 por Arthur Borgnis.

António Saint Silvestre é colecionador e artista. Durante cerca de vinte anos dirigiu em Paris com Richard Treger uma galeria dedicada à Arte Bruta, Outsider e Singular, onde organizou todas as exposições. Paralelamente à atividade artística e da galeria, ambos foram construindo a Coleção Treger/Saint Silvestre, hoje um dos principais acervos de arte bruta e outsider da Europa.

Uma versão mais reduzida da exposição Lusofolia foi apresentada entre março e maio de 2019 na Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva (Lisboa). 

Vistas de exposição © Dinis Santos

Catálogo da exposição
169 x 222 mm
Bilingue POR/ENG
Design: Francisca Rodrigues
Depósito legal: 453317/19
€ 15.00

 

Catálogo disponível no Centro de Arte Oliva ou por
encomenda através do e-mail centrodearteoliva@cm-sjm.pt.

Ao valor acima acrescem portes de envio.