Inserções. Obras da Coleção Norlinda e José Lima na Universidade de Aveiro
19 abril — 15 julho 2021
Curadoria...: Sérgio Mah
Produção: Universidade de Aveiro

Inserções. Obras da Coleção Norlinda e José Lima na Universidade de Aveiro reúne trabalhos em pintura, desenho, escultura, fotografia e vídeo de um conjunto diversificado de artistas portugueses cujos percursos artísticos foram iniciados depois da queda do Muro de Berlim em 1989. Com curadoria de Sérgio Mah, a mostra integra ainda um segmento do Muro de Berlim retirado de Potsdamer Platz, que, tal como as obras selecionadas, integra a Coleção Norlinda e José Lima.

Distribuídas por três edifícios, e procurando relacionar-se com as suas características arquitetónicas e funcionais, “as obras são de algum modo representativas de um mundo em mudança, de um tempo em que se vêm intensificando as conexões entre a arte, a memória histórica e a proliferação de diferentes realidades quotidianas e imaginários sociais” [Sérgio Mah].

Sérgio Mah Curador e professor universitário, iniciou os seus estudos académicos em sociologia e posteriormente especializou-se em teoria da arte e da comunicação. Leciona na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais e na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Tem investigado e escrito sobre arte contemporânea, com especial incidência nas questões em torno das práticas e teorias da imagem. Nos últimos anos, organizou várias exposições individuais e coletivas, que incluíram artistas como Joel Sternfeld, Jeff Wall, Eugene Smith, Hiroshi Sugimoto, Walid Raad, Larry Sultan, Thomas Demand, Michael Snow, Aaron Siskind, Eli Lotar. De 2003 a 2005 foi diretor artístico da Bienal LisboaPhoto e, desde 2008 até 2010, foi diretor artístico da PhotoEspaña. Em 2011, foi o Comissário da Representação Oficial Portuguesa à 54ª Bienal de Veneza.

Artistas

Daniel Malhão
Filipa César
Isabel Ribeiro
João Pedro Vale + Nuno Alexandre Ferreira
Miguel Palma
Musa paradisiaca
Rui Toscano
Tiago Baptista

Obras em destaque

Miguel Palma. Cenário #2, 2005 © Dinis Santos

Isabel Ribeiro. O Toldo, 2014 © António Teixeira

Miguel Palma. Cenário #2, 2005 © Dinis Santos

Isabel Ribeiro. O Toldo, 2014 © António Teixeira