I’m a Beautiful Monster. Obras da Coleção Treger/Saint Silvestre
17 julho 2015 — 1 maio 2016
Curadoria: Antonia Gaeta

A partir de obras da Coleção Treger Saint/Silvestre, a exposição apropria o título da primeira edição do livro de poesia e prosa I’m a Beautiful Monster de Francis Picabia (1940). Nas palavras da curadora Antonia Gaeta, I’m a Beautiful Monster coloca de parte “a forma, a ordem, a harmonia, finita, determinada, medida, equilibrada”, estando presentes o desequilíbrio, a incoerência e a desproporção. “As obras da Colecção Treger/Saint Silvestre salientam a relação e a contradição entre a beleza e a monstruosidade onde o barroco, o primitivismo, o anedótico, o ornamento, o sonho, a inexistência das margens, o relevo, a estrutura, a multiplicidade que é unidade, o absurdo, a racionalização, o humor e as referências ilustram uma pesquisa de fundo que é livre da vontade e sedução e pouco interessada em se conformar com o gosto da época.” [Antonia Gaeta]

Artistas: A. Arumugam, A. Kannan, Agnès Baillon, Alain Lacoste, Albino Braz, Alekos Fassianos, Anónimo Africano, Anónimo espanhol, Anónimo Sul-Africano, Aurel Iselstöger, Christina Canetti, F. R. V. Anónimo espanhol, Foma Jaremtschuk, Franck Lundangi, Igor Almonacid, Igor Andreev, Jaber (Al-Mahjoub Jaber), Johann Garber, Margarethe Held, Mario Chichorro, Mickey Chonco, Mirabelle Dors, Miron Kiropol, Misleidys Francisca Castillo Pedroso, Mozart Guerra, Murielle Belin, P. R. Eswavan, Paul Amar, Paul Goesch, Pierre Dessons, Pietro Ghizzardi, Ramon Grimalt, Reinaldo Eckenberger, Roger Bezombes, Sabelo Khoza, Sabhan Adam, Simone le Carré-Gallimard, Vitalis Cepkauskas e Ymène Chetouane.

Antonia Gaeta (Itália, 1978) é Licenciada em Conservação dos Bens Culturais pela Universidade de Bolonha. Mestre em Estudos Curatoriais pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e Doutorada em Arte Contemporânea no Colégio das Artes da Universidade de Coimbra. Desenvolveu projetos de investigação e exposição com diversas instituições artísticas em Portugal e no estrangeiro e tem textos publicados em catálogos de arte, revistas especializadas e programas de exposições. Foi coordenadora executiva das representações oficiais portuguesas nas Bienais de Arte de Veneza (edições 2009 e 2011) e de São Paulo (edições 2008 e 2010) para a Direção-Geral das Artes.

Catálogo da exposição
170 x 240 mm
56 pp
Bilíngue POR/ENG
Design: Patrice Almeida
Depósito Legal: 396024/15

€ 5.00

Folha de Sala



Download