Everywhere is the same sky – Uma perspetiva de paisagem na Coleção Norlinda e José Lima
25 abril — 25 outubro 2015
Curadoria...: Raquel Guerra
Produção: Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

A exposição Everywhere is the same sky – Uma perspetiva de paisagem na Coleção Norlinda e José Lima apresenta uma seleção de obras desta coleção, sob a perspetiva da Paisagem. Esta exposição apresenta várias manifestações do conceito de Paisagem, no entanto, mais do que a Paisagem entendida no seu sentido mais canónico, procura refletir sobre a Paisagem enquanto elemento primordial da relação do Homem (do artista) com o mundo.

Artistas: Albert Ràfols-Casamada, António Costa Pinheiro, António Palolo, Árpád Szenes, Artur Cruzeiro Seixas, Carlos Botelho, Carlos Noronha Feio, Chus García Fraile, Daniel Malhão, Edgar Martins, Eduardo Luiz, Fabrizio Matos, Gabriel Abrantes, Gabriela Albergaria, Gonzalez Bravo, Jaime Isidoro, Joan Fontcuberta, João Hogan, João Louro, João Marçal, João Maria Gusmão + Pedro Paiva, João Onofre, João Queiroz, Joaquim Rodrigo, Jorge Martins, José Lourenço, Luis Noronha da Costa, Mário Cesariny, Michael Biberstein, Miguel Palma, Nikias Skapinakis, Nuno Cera, Pedro Cabrita Reis, Pedro Calapez, Pedro Gomes, Pires Vieira, Raúl Perez, Rita Carreiro, Robert Longo, Rosa Carvalho, Rui Algarvio, Susana Anágua, Susana Gaudêncio, Tracey Moffatt e Vasco Barata.

Raquel Guerra nasceu no Porto, em 1976 e é curadora e investigadora. Licenciada em História pela Universidade Portucalense e pós-graduada em Estudos Museológicos e Curadoriais pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, encontra-se, atualmente, a realizar o doutoramento em Arte Contemporânea no Colégio das Artes em Coimbra. Em 2011 foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian para realização de residência curadorial no Brasil (Residência Capacete). Tem-se dedicado à gestão de coleções de arte contemporânea: Coleção Marín Gaspar, Coleção Norlinda e José Lima e Coleção Treger/Saint Silvestre. Entre 2014 e 2017 foi diretora do Núcleo de Arte da Oliva Creative Factory em S. João da Madeira, bem como diretora do Centro de Arte de S. João da Madeira entre 2015 e 2017.

Exposição organizada pelo Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco.

 

Catálogo da exposição
170 x 240 mm
96 pp
Bilíngue POR/ENG
Design: Rui Silva
Depósito Legal: 391928/15

€ 10.00

Folha de sala



Download