A Coleção “(Reloaded)”
11 maio — 30 dezembro 2017
Curadoria...: João Silvério
Produção: Centro de Artes de Águeda

“A exposição A Coleção “(Reloaded)” contempla obras de vinte e um artistas em diversas áreas como o desenho, a escultura, a instalação, a pintura, a fotografia e o vídeo. Esta escolha não pretende ser representativa de um acervo colecionado que contém mais de mil obras de arte; tenta, isso sim, dar uma visão da coleção na diversidade de suportes, escalas, temas e tendências que marcaram algumas das escolhas do colecionador, tendo em conta um arco histórico que recua até aos anos cinquenta do século passado, com uma obra de Maria Helena Vieira da Silva, em contraponto com as obras expostas mais recentes, da autoria de Carlos Correia ou João Onofre.
Expor a coleção é um processo em contínua construção, porque o seu acervo continua a crescer por meio de aquisições regulares, como um work in progress, e cada exposição, sob responsabilidade de um curador convidado, é mais um contributo para dar a ver uma das premissas de maior importância para o seu colecionador: o trabalho de autores de diferentes gerações, nacionais ou estrangeiros. Na coleção existem núcleos de obras e artistas que permitem responder a perspectivas históricas da arte em Portugal, e outras questões sempre presentes e pertinentes sobre a sua transformação e desenvolvimento em períodos recentes, no decorrer de mais de cinco décadas, não apenas pela sua diversidade, mas essencialmente pela sua amplitude, que corresponde a uma coleção com escala e dimensão museológica.” [João Silvério]

Artistas: Carlos Correia, Daniel Blaufuks, Noé Sendas, Helena Almeida, Jorge Molder, Francisco Tropa, Cristina Iglésias, José Pedro Croft, João Onofre, Diogo Pimentão, Luís Paulo Costa, Julião Sarmento, Pedro Cabrita Reis, KCHO, Matt Mullican, Rui Chafes, Júlio Pomar, Vieira da Silva, Paula Rego, Franz West e Leon Golub.

João Silvério é Mestre em Estudos Curatoriais pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e curador da coleção de arte contemporânea da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento. Iniciou a sua atividade como curador independente em 2003. Em 2007 criou o projeto EMPTY CUBE que tem apresentado trabalho de artistas, designers e arquitetos. Ocupa o lugar de vice-presidente da Secção Portuguesa da AICA – Associação Internacional de Críticos de Arte desde Junho de 2012. Encontra-se a elaborar a dissertação da sua tese de doutoramento em Arte Contemporânea no Colégio das Artes da Universidade de Coimbra.

Exposição organizada pelo Centro de Artes de Águeda.

Catálogo da exposição
170 x 240 mm
88 pp
Bilíngue POR/ENG
Design: Joana Monteiro
Depósito Legal: 426078/17

Folha de sala



Download