Travessia
1 dezembro 2020 — 1 junho 2021

“Isto é um museu? Ou uma fábrica? Já sei! É uma fábrica das artes!”
[Aluno do 1º ciclo da escola EB1 de Carquejido]

Esta foi a descoberta de um menino de 8 anos quando visitou o Centro de Arte Oliva pela primeira vez; uma descoberta talvez pequena mas muito reveladora de como os espaços e as suas formas nos marcam, nos assombram o corpo e incitam a imaginação.

TRAVESSIA é um projeto inspirado na bela figura do pirata que Jorge Larrosa nos apresenta como “ser fascinante que se expõe atravessando um espaço indeterminado e perigoso, pondo-se nele à prova e buscando nele a sua oportunidade, a sua ocasião”, como o pequeno rapaz e a sua descoberta no então para ele desconhecido Centro de Arte Oliva.

O mundo precisa de mais piratas, mais seres curiosos que queiram navegar por mares desconhecidos.

TRAVESSIA assenta na troca de correspondência entre piratas da comunidade e um pirata do Centro de Arte Oliva, partilhando e trocando propostas, ideias, possibilidades, invenções.

Ilustrações: Daniel Costa

Quem pode participar? O projeto é aberto à participação de todos, individualmente ou em grupo – turma, família, associação, amigos…

Duração do projeto 1 de dezembro 2020 a 1 de junho 2021. As viagens/travessias podem iniciar a qualquer momento no intervalo de tempo mencionado e durarão o tempo que os piratas entenderem.

Como participar?

1. Preparar navegação
Reunir a vontade de participar e formalizar inscrição no projeto através do preenchimento deste formulário.

As travessias acontecerão por ordem de inscrição e até ao limite de vagas disponíveis.

2. Começar a navegar
O primeiro passo será sempre dado pelo Centro de Arte Oliva, revelando ao(s) participante(s) o seu pirata correspondente.

3. Formas de navegar
Cada pirata do Centro de Arte Oliva enviará uma proposta ao(s) seu(s) pirata(s) correspondente(s).

Após receção da proposta, há que tomar o tempo necessário para pensar, projetar, inventar, imaginar e devolver ao seu correspondente as descobertas que a proposta recebida originou, através de:
– desenhos ou colagens [máx. A3]
– escrita [máx. A3]
– ficheiros vídeo [dur. máx. 3 min.]
– ficheiros áudio [dur. máx. 3 min.]

As propostas podem ser enviadas por correio (Centro de Arte Oliva – Rua da Fundição 240 3700-119 S. João da Madeira) ou por email (travessia.projetocao@gmail.com)

 

[ler como um sussurro]
Se um dia te cruzares com o livro “Os Piratas” de Gilles Lapouge leva-o contigo.