Do it (home) em colaboração com ICI Curators International

Em 1993 Hans Ulrich Obrist juntamente com os artistas Christian Boltanksi e Bertrand Lavier, concebeu uma exposição baseada inteiramente nas instruções dos artistas, que poderia ser seguida para criar obras de arte temporárias durante o período de uma exposição. Do It (Faça) desafiou os formatos tradicionais de exposição, questionou o processo
de autoria e defendeu a capacidade da arte de existir para além de um único espaço da galeria. Do It (home)/Faça (em casa) é uma nova versão do projeto que surge para dar resposta ao atual contexto em que muitas pessoas no mundo estão a enfrentar o distanciamento social e ordens para permanecer em casa.  O ICI relança esta nova versão da exposição, em rede com parceiros mundiais, para ser feita a partir de casa .

Do It (home)/Faça (em casa)  afasta as pessoas dos ecrãs e ajuda-as a recriarem uma experiência artística em casa. Cada participante responderá à chamada do artista, e seguirá as suas instruções, entrando no seu mundo e realizando uma obra de arte em seu nome. Quando estiver pronto para retornar aos computadores e telefones, compartilhando o que fez! Ligue-se aos outros participantes, no Instagram, com o hashtag #doitathome.

Do It (home) é comissariada por Hans Ulrich Obrist e produzida por Independent Curators International (ICI), Nova Iorque, está a ser disponibilizado internacional em resposta à crise do COVID-19, com o apoio do Conselho Diretivo (Board of Trustees) da ICI, os colaboradores do Fundo de Acesso da ICI e a Jeanne and Dennis Masel Foundation.

Descarregue o documento onde todas as instruções estão disponíveis.

Do it (home): instruções de artistas de A a Z

Esta nova versão do projeto que agora se lança apresenta uma seleção de instruções, que estão a ser simultaneamente distribuídas on-line através de mais de 30 espaços de arte  que colaboram no seio da rede internacional do ICI. O Centro de Arte Oliva, é parceiro do projeto e responsável pela criação da versão portuguesa e da sua partilha geral.

No website do ICI estão acessíveis as versões em inglês e espanhol: https://curatorsintl.org/special-projects/do-it



Download